O programa-piloto, iniciado no final de agosto, está disponível apenas para cidadãos finlandeses. Está a funcionar no Aeroporto de Helsínquia como uma parceria entre a Finnair, o operador aeroportuário Finavia e a polícia finlandesa – até março de 2024, os passageiros da Finnair que voam de e para três aeroportos do Reino Unido podem passar pelo controlo de fronteira utilizando a nova “Credencial de Viagem Digital” (DTC). De acordo com a Raja, a Guarda de Fronteira Finlandesa, sublinhou que os viajantes que usam as novas credenciais digitais podem “passar pelo controlo de fronteira de forma mais rápida e tranquila do que o normal, sem filas”.
A União Europeia está a cofinanciar o projeto-piloto com 2,3 milhões de euros. Estão nos planos outras iniciativas para o Aeroporto Franjo Tuđman de Zagreb, na Croácia, e para o Aeroporto Schiphol de Amesterdão, nos Países Baixos.
A evolução da Europa em direção a um quadro único para a identificação digital é um objetivo global do Regulamento eIDAS aprovado em 2014, que visa tornar as interações electrónicas entre empresas e indivíduos mais seguras, rápidas e eficientes, independentemente do local da Europa onde ocorram.
Sem comentários:
Enviar um comentário