Tesla está a impor a sua própria norma nos EUA e controla todo o sistema, do fabrico à estação de serviço. Europa apostou num modelo diferente e Bruxelas quer acelerar a rede.
Os mercados europeu e americano podem estar a divergir num elemento crucial da tecnologia de carros elétricos: a norma de carregadores. Industriais e governos queriam uniformizar as estações de recarregamento, permitindo que as diversas marcas pudessem usar os mesmos postos, mas nos últimos meses ocorreu nos Estados Unidos um processo de concentração em apenas uma das soluções, sendo possível que acabe excluída do mercado americano a opção que as instituições europeias favoreceram.
A Europa parece apostada na tecnologia de carregamento CCS (Combined
Charging System), mas a Tesla de Elon Musk (a marca com crescimento mais
rápido) tem uma norma própria, North American Charging Standard, NACS,
que equipa estações de carregamento rápido a que a empresa chamou
Superchargers. Este é provavelmente um caso de compêndio de uma
tecnologia que ganhou vantagem por ter aparecido primeiro do que as
outras. Ler mais

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