sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Consumidores portugueses entre os mais receosos da UE perante novo aumento de preços

 

De acordo com os resultados dos inquéritos de conjuntura da Comissão Europeia de setembro, pelo segundo mês consecutivo, os consumidores europeus  estão mais pessimistas quanto a uma nova subida dos preços nos próximos 12 meses. Mas, entre os países da UE, Portugal destaca-se por ser um dos territórios onde os receios quanto a nova escalada de preços mais cresceram no último ano.

Segundo os dados, citados pelo Jornal de Negócios, em setembro o saldo de expectativas dos consumidores europeus sobre aumento de preços cresceu de 9,3 pontos para 12, sendo que vinha a descer desde abril.

Em Portugal, o saldo das expetativas dos consumidores sobre o mesmo tema cresceu ainda mais: de 13,8 pontos, em agora, para 17,7 pontos no mês passado.

O economista e professor universitário do ISEG António da Ascensão Costa explica ao mesmo jornal que esta subida nas expetativas pode dever-se ao facto de “os consumidores portugueses estarem já a sentir o aumento dos preços do petróleo, com a subida dos combustíveis”.

Comparado com outros Estados-membros da UE, Portugal é o 5.º da lista onde os receios dos consumidores sobre aumentos de preços nos próximos 12 meses mais cresceu, sendo apenas ultrapassado pela Grécia (aumentou 12,1 entre agosto e setembro), Espanha (aumento de 6 pontos), Eslovénia (4,3) e República Checa (4).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal é dos poucos países que não controla os preços da habitação. FMI alerta para risco de bolha

  A par de Luxemburgo, Alemanha e Países Baixos, Portugal integra uma pequena lista de países da OCDE que não está a conter a explosão dos...