quarta-feira, 14 de junho de 2023

Défice de informação para um efectivo exercício dos Direitos do Consumidor ?

 


Em tempos, com base em oportuno estudo promovido pela Comissão Europeia, tornámos públicos estes dados:

I
EXCESSO DE INFORMAÇÃO = DÉFICE DE INFORMAÇÃO?

O inquérito em torno da capacidade dos consumidores europeus, editado pela Comissão Europeia, mostra que:

  • 1 (um) em 4 (quatro) consumidores afirma sentir falta de confiança e
  • cerca de 2 (dois) [em rigor, mais do que 1 (um)] em 3 (três) consideram-se mal informados;
  • apenas 2 % responderam correctamente a questões sobre os direitos de [ desistência ou de retractação nos contratos], as garantias e a protecção de que gozam contra práticas desleais.

A notória carência de informação prejudica a capacidade de os consumidores defenderem os direitos que em leis da UE e nos Estados se lhes reconhecem. Ler mais

 

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