segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Europa arranca para novas regras na cibersegurança e proteção de infraestruturas críticas

 A NIS 2 e a Diretiva CER vão refrescar as regras para empresas e entidades públicas em matéria de cibersegurança e resiliência de redes críticas. Mais entidades passam a estar no âmbito da nova regulação, que quer blindar a Europa a ataques que abalem a economia ou a sociedade. 

Entram esta segunda-feira em vigor na Europa novas normas para a segurança e resiliência das redes e sistemas de informação, a NIS 2 e a diretiva CER, que os Estados-membros têm agora 21 meses para transpor.

Esse será o limite temporal máximo, mas a aplicação das novas regras deve começar mais cedo, se uma recomendação do Conselho Europeu aprovada em dezembro, for seguida. Pedia esta recomendação que, dada a impotência dos temas regulados, a transposição das novas regras fosse acelerada.

A NIS 2 atualiza as regras em vigor para a Segurança da Informação e Redes, alargando os sectores e as atividades sujeitas à legislação que atualiza o primeiro quadro regulatório europeu a impor obrigações ao mercado em matéria de cibersegurança. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preço dos ovos quase duplica em três anos, com retalhistas a “esmagarem as margens”

Com 50 focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano, o preço dos ovos já subiu 32%. Subida deriva de vários fatores: gripe av...