Em 2022, 43% dos indivíduos em Portugal efetuaram compras através da Internet nos três meses anteriores ao inquérito, mais 2 p.p. do que no ano anterior. Caso se considere os 12 meses anteriores, 54% dos indivíduos efetuaram este tipo de transação, +2 p.p. que em 2021. O crescimento anual verificado foi inferior ao registado em 2021 (+7 p.p.) e em 2020 (+6 p.p.), anos marcados pela alteração de comportamentos dos consumidores resultante da pandemia COVID-19, e igual ao registado antes da pandemia (em 2019 tinha aumentado 2 p.p.).
No entanto, cerca de 25% dos indivíduos inquiridos nunca efetuaram compras pela Internet. Por outro lado, cerca de 9% dos indivíduos efetuaram vendas online.
Portugal era o 21.º país da União Europeia (UE27) no que respeita à percentagem de indivíduos que realizaram compras online nos últimos 3 meses e o 23.º país em vendas online.
O «vestuário/calçado» (66%) e as «refeições entregues ao domicílio»
(42%) foram os produtos físicos mais encomendados pela Internet,
seguindo-se os «produtos de cosmética, beleza e bem-estar» (28%) e os
«computadores, tablets, telemóveis, equipamento informático
complementar ou acessórios» (27%). Os «equipamentos desportivos» foram o
item que mais desceu face ao ano anterior (-6 p.p.). Ler mais
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