sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A Comissão publica orientações para ajudar os professores a combater esclarecer as noções erradas sobre a inteligência artificial e a promover a sua utilização ética

 


A Comissão publicou hoje as Orientações Éticas para Educadores sobre a Utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem. As orientações abordam a forma como a IA é utilizada nas escolas para dar apoio aos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem e às tarefas administrativas em contextos educativos. As orientações fazem parte do Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) e foram desenvolvidas por um grupo de peritos da Comissão que reúne um vasto leque de profissionais do mundo da educação e formação, do meio académico, do setor privado e de organizações internacionais.

Mariya Gabriel, comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a educação e a formação, tanto do ponto de vista dos alunos como dos professores e do pessoal escolar. Pode ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem e dar apoio aos professores, permitindo uma aprendizagem individualizada. Mas a utilização de IA e de dados acarreta riscos para a segurança, a privacidade e a proteção, especialmente quando se trata dos nossos jovens. Neste sentido, fico feliz por estas diretrizes contribuírem para garantir que estes riscos estão a ser considerados e que é possível manter as nossos filhos seguros e protegidos.» Ler mais

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