A inflação está a acelerar os gastos das famílias nos supermercados, com a procura por marcas brancas a crescer 22% em julho face ao período homólogo.
Nos primeiros sete meses deste ano, os gastos nos supermercados totalizaram quase seis mil milhões de euros, o que representa um aumento de 5,8% face a igual período de 2021, segundo os dados da NielsenIQ citados pelo Diário de Notícias (acesso livre). Inflação impulsiona procura por marcas brancas.
As vendas em valor nos hiper e supermercados estão a disparar. Se no primeiro mês deste ano, o setor arrancou em linha com o ano passado e em fevereiro caiu 1%, desde março que as vendas têm vindo a disparar à boleia da escalada da inflação. Só em julho, as vendas a retalho cresceram 12,9%, a maior subida desde o início de 2022.
No acumulado deste ano, as famílias já gastaram mais 326 milhões de euros do que no mesmo período do ano passado. A escalada dos preços está a impulsionar a procura pelas marcas de distribuição, que cresceram 22,1% no total dos bens de grande consumo em julho contra os 7,5% das marcas de fabricantes, mas cresceram 23,4% nos produtos alimentares. A tendência não é nova, mas tem vindo a crescer com a subida dos preços, sendo que a quota das marcas brancas, no segmento da alimentação, é já de 46%.
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