A confiança dos consumidores europeus caiu,
em julho, 3,2 pontos na zona euro e três pontos no conjunto da União
Europeia (UE), atingindo em ambos o "nível mais baixo de sempre",
segundo estimativas hoje divulgadas pela Comissão Europeia.
De acordo com a estimativa provisória da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) da Comissão Europeia, em julho, o indicador de confiança dos consumidores caiu três pontos na UE e 3,2 pontos na zona euro.
"Com -27,3 pontos na UE e -27 pontos na zona euro, a confiança dos consumidores ficou abaixo do seu mínimo anterior atingido no início da crise da covid-19, alcançado o nível mais baixo de sempre", assinala o executivo comunitário.
Os dados, recolhidos em inquéritos realizados entre 01 e 19 de julho no espaço comunitário, são divulgados numa altura de conflito armado na Ucrânia devido à invasão russa do país, em fevereiro passado.
A estimativa deste mês para o agregado da UE é calculada com base nos dados dos inquéritos aos consumidores de 26 países da UE, cobrindo 98% do total da despesa de consumo final privado, enquanto para o indicador da zona euro estão abrangidos todos os 19 Estados-membros.
O indicador de confiança dos consumidores, publicado todos os meses pela DG ECFIN, baseia-se em respostas a perguntas selecionadas dirigidas aos consumidores.
Sem comentários:
Enviar um comentário