segunda-feira, 27 de junho de 2022

Água. Regulador propõe aumento dos preços (e nova tarifa social)

 Segundo o regulador do setor, em mais de metade dos municípios (60%) o preço da água é muito baixo e não cobre os custos de abastecimento e saneamento.

A Entidade Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) propõe um aumento dos preços da água e a criação de uma nova tarifa social com um valor de 4,5 euros por mês, noticia esta segunda-feira o Jornal de Negócios.

Segundo o regulador, em mais de metade dos municípios (60%) o preço da água é muito baixo e não cobre os custos de abastecimento e saneamento.

Ao que indica a ERSAR, há municípios onde o preço da água custa 40 cêntimos por m3 e outros onde o preço máximo é de três euros por m3. Por isso, o regulador defende também que os municípios mudem a forma como calculam estes preços.

Dados avançados pelo Negócios revelam também que, em Portugal, cada família consome em média 10.000 litros de água por mês, o que significa 120.000 litros por ano. 

Esta segunda-feira, o ministro do Ambiente alertou que os portugueses vão ter de se habituar a viver com menos água, deixando também um aviso a investidores: o Governo "não tem qualquer tipo de limitação na aplicação de restrições" de consumo.

Em entrevista à Agência Lusa, numa altura em que o país vive uma das maiores secas de que há registo, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, salienta que o mais importante é haver água para consumo das pessoas, e que se começar a faltar água o Governo aplica "as restrições que forem necessárias"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Alguém tem um carregador destes?”: 11 respostas sobre a lei europeia do carregador único e como muda a vida do consumidor

  As leis promulgadas na União Europeia atravessam todos os aspetos da vida dos cidadãos dos Estados-membros. Com a nova diretiva sobre o ...