
Aumento dos preços já se faz sentir no bolso das famílias. Portugueses
gastaram nos primeiros quatro meses do ano 3324 milhões de euros no
retalho alimentar, mais 69 milhões (2,1%) do que em igual período de
2021. Mas em abril a subida foi de 5,7%.
s famílias portuguesas começam a sentir os efeitos da inflação e os números das vendas de bens de grande consumo, vulgo vendas do retalho alimentar, vêm prová-lo. Nos primeiros quatro meses do ano, os portugueses deixaram 3324 milhões de euros nas idas aos supermercados, mais 2,1% do que em igual período do ano passado. Ou seja, mais 69 milhões. Mas a tendência de crescimento acelerou a partir de março.
Os dados são da NielsenIQ e mostram que, em termos de consumo, o ano
começou em baixa, com as vendas de bens de grande consumo a caírem 1,1%
em fevereiro, comparativamente a igual mês de 2021. A questão é que o
efeito pandemia ainda se fez sentir muito nos números do início do ano
passado, com o governo a decretar a obrigatoriedade do teletrabalho e o
encerramento de todas as atividades não essenciais. Ler mais
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