Carlos Henriques (África do Sul)
A pandemia alterou profundamente os hábitos do consumidor originando uma maior demanda por aparelhos electrónicos.
Simultaneamente, o sector industrial paralisado por longos períodos durante a crise sanitária, teve rápido retorno com alteração de perfil com foco na transformação digital, conectividade e digitalização de processos. De igual forma, digitalização e electrificação, passaram a fazer parte da pauta das principais marcas no sector automotivo.
O aumento de tecnologia embarcada em objectos e processos, conduziu a uma procura acrescida por semicondutores (materiais capazes de conduzir corrente eléctrica utilizados na produção de chips), enquanto que uma escassez sem precedentes é observada na capacidade de produção de chips.
Porque não aumentar a produção?
Investimentos bilionários são necessários para construir fábricas, o tempo de início de produção é longo e a escolha errada da tecnologia pode trazer risco elevado para o negócio, diminuindo a atractividade do mesmo.
Actualmente, principais fabricantes de semicondutores estão localizados em países Asiáticos, colocando o mundo ocidental numa dependência quase total dessa região do globo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrónica (ABINEE), que representa empresas que fabricam produtos das áreas eléctrica e electrónica e, integradores de sistemas, mais de 70% dos seus associados revelaram dificuldades na obtenção de componentes electrónicos.
A falta de chips custou 350 mil carros ao Brasil em 2021, com paralisações e reduções de produção em 15 plantas de montagem. Estima-se que o mesmo cenário se mantenha durante 2022, tendo inclusive obrigado as montadoras a planear alternativas ás ofertas de carros existentes.
Escassez e prazos de entrega alargados são apenas duas das variáveis desse problema, o custo dos semicondutores reajustado em até 250%, e o aumento desenfreado de valores de logística compõem as variáveis faltantes nesta equação de difícil resolução.
(In Diário “as Beiras”, Coimbra, 15 de Fevereiro de 2022)
Sem comentários:
Enviar um comentário