domingo, 26 de dezembro de 2021

In memoriam JOSÉ MANUEL MADEIRA FAÍSCA

 

Consternados com a notícia do passamento, em vésperas de Natal, do Dr. José Faísca, que pertenceu aos quadros superiores da Direcção-Geral do Consumidor, a apDC e quantos nela servem exprimem as mais fundas condolências à Exm.ª Família e , em particular, à Senhora Dr.ª Ana Catrina Fonseca, sua Esposa.

O Dr. José Faísca principiara a sua carreira na Administração Pública, em 1988, nos quadros do extinto Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e, mais tarde, no Instituto do Consumidor, havendo transitado para a Direcção-Geral, que lhe sucedera em 2007, na qualidade de Director de Serviços da Direcção de Serviços de Direito do Consumo da Direcção-Geral do Consumidor, adstrita, ao tempo, ao Ministério da Economia e Inovação.

O Dr. José Faísca exerceu irrepreensivelmente as suas funções no decurso dos longos anos em que se votou ao serviço público e era, com efeito, pela sua rectidão e probidade dos raros dirigentes do Instituto Nacional e dos entes que se lhe sucederam que apreciava a intensa e fecunda actividade desenvolvida pela apDC, colocando-se a seu lado em tantas ocasiões, arrostando as consequências do seu gesto independente e de franca valia ante as acções persecutórias de que a instituição, ao tempo presidida pelo Prof. Mário Frota, sofrera de banda da Administração.

Em momento em que se perde nesta Casa um Amigo que desde sempre reconhecera, no seio da Administração Pública, o inestimável labor desenvolvido em prol dos consumidores, em Portugal, ao longo de décadas, jamais se atemorizando em pôr-se ao lado da Verdade e da Justiça ao tributar-lhe justo louvor pelo mérito intrínseco em tudo patenteado, vem a apDC, pela actual presidente, Prof.ª Susana Almeida, pela vice-presidente, Prof.ª  Rute Couto e demais membros dos corpos dirigentes e associados manifestar a expressão do apreço que sempre nutriu por tão dedicado dirigente da Administração e pela sua honrada intervenção em todos os processos em que participara e pela forma como sempre nos distinguiu.

A Causa da Defesa do Consumidor está decerto mais pobre, a despeito da sua reduzida actividade nos últimos anos mercê da doença que o acometera e que o vitimou, afinal.

À Exm.ª Família, a sua Esposa, Dr.ª Ana Catarina Fonseca, e à Direcção-Geral do Consumidor, cujos quadros sobremodo honrou, os sentimentos de quantos na apDC cumprem com suma dignidade o magno desígnio da Defesa do Consumidor em Portugal e extra muros com notória repercussão no prestígio das cores nacionais.

Requiescat in pace!

 

Coimbra, 26 de Dezembro de 2021

A Direcção Nacional da apDC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preço do azeite vai cair para metade nos próximos meses, prevê o maior produtor do mundo

  A Deoleo antecipa uma grande quebra nos preços do azeite nos próximos três meses com a entrada no mercado da nova colheita. A indústr...