segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Riqueza das famílias portuguesas está 30% abaixo da média europeia. Situação é pior nos mais velhos

 
A riqueza das famílias portuguesas está 30% abaixo do valor médio da Zona Euro, mas a situação não é igual em todos os agregados: Os mais velhos são comparativamente mais pobres face aos parceiros do euro.

A conclusão é de um estudo do Banco de Portugal, avançado pelo ‘Negócios’, que revela que a riqueza das famílias mais jovens e com níveis de rendimento mais baixos compara melhor do que a dos mais velhos e mais ricos.

A pesquisa mostra que as famílias portuguesas têm uma riqueza média e mediana, abaixo da área do euro, ganhando menos menos 30 mil euros, em cada 100 mil, do que a média dos países da Zona Euro.

Contudo, dentro das famílias portuguesas há um desequilíbrio. “Nos dois quintis de riqueza ou de rendimento mais baixos e na classe etária mais jovem, a riqueza mediana em Portugal é próxima ou até superior à da área do euro”, pode ler-se no estudo, citado pelo jornal.

Já “nos restantes grupos, a riqueza mediana em Portugal situa-se, tal como no conjunto das famílias, significativamente abaixo da área do euro”, sublinham os investigadores do Banco de Portugal.

O relatório aponta ainda que nas famílias em que o indivíduo de referência tem entre 55 e 74 anos, a diferença face aos parceiros europeus é particularmente grande: a riqueza “é quase metade do valor da área do euro”, revelam.

Da mesma forma, nota-se uma desvantagem evidente entre os mais ricos, em Portugal. “Nos dois quintis mais elevados de riqueza ou de rendimento é pouco mais de 60% do valor da área do euro”, sublinham os responsáveis.

Em suma, “os valores médios e medianos da riqueza são bastante mais baixos em Portugal na maior parte dos grupos de famílias, com exceção dos grupos de menor riqueza, menor rendimento e menor idade”, concluem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comunicação /Agradecimento