quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Reparou que a fatura do supermercado está a aumentar? Este é o truque das marcas para aumentar a conta

 

Aumentar os preços dos produtos não é a única forma que as marcas e a grande distribuição têm de incrementar a fatura que os consumidores pagam ao fim do mês. Segundo a Organização de Consumidores e Utilizadores de Espanha, citada pelo La Vanguardia, os fabricantes estão a reduzir o conteúdo das embalagens em 5 a 10%. Isto é, embora o preço final não suba, os clientes estão a pagar mais.

Esta prática é conhecida como “shrinkflation”, ou seja, uma espécie de inversão da inflação: oferecer menos de determinado produto sem que isso se reflita no preço.

Os dados da OCU mostram que 45% das referências baixaram o seu valor, mas que, em alguns casos, a redução é apenas aparente, uma vez que ocultam aquilo que descreve como um “fenómeno curioso” que passa por reduzir o preço abaixo da redução do conteúdo. É, no fundo, uma técnica de camuflagem de uma verdadeira subida no valor a pagar pelo cliente final.

Num exemplo citado pelo mesmo jornal, a OCU aponta para os lombos de pescada da Pescanova, que viram o seu preço cair 5,6%. No entanto, a embalagem também passou a ter menos 10% de conteúdo, descendo de 400 para 360 gramas. “Pagas menos, mas também recebes menos. O preço, na realidade, subiu”, sublinha a organização.

Verificam-se também casos semelhantes junto da Coca-Cola: uma garrafa de refrigerante da marca perdeu 40 gramas de bebidas e o preço desceu 8%, o que significa que, na verdade, o recuo foi somente de 3,1%.

Cenário igual com a Danone. Segundo a OCU, um iogurte natural desta marca ficou 0,2% mais barato, mas traz menos 4% de conteúdo. Portanto, na prática, a organização indica que o preço saltou 4%.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Já são conhecidas as praias com Bandeira Azul para este verão. Veja aqui a lista completa

  São quase 400 as praias com Bandeira Azul este ano, distribuídas por 103 municípios. Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e emb...