segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Viver em varandas, contentores, garagens ou a 40 km da Universidade: Preços dos alojamentos disparam e deixam estudantes desesperados

 

Com o início do novo ano letivo, o mercado de alojamento estudantil em Portugal enfrenta uma grave crise, com os preços dos quartos a atingirem valores exorbitantes. Estudantes universitários, em especial os deslocados, lutam para encontrar habitação a preços acessíveis, situação que tem levado muitos a desistirem das suas colocações, enquanto outros aceitam condições de vida precárias e indignas.

Nos últimos quatro anos, o custo médio de arrendamento de quartos para estudantes sofreu aumentos significativos, principalmente nas grandes cidades universitárias. Em Lisboa, onde a procura é mais intensa devido à maior oferta formativa, a renda média subiu de 350 para 480 euros – um aumento de 130 euros. Cidades como Aveiro e Braga também registaram subidas semelhantes, enquanto no Porto o incremento foi ligeiramente menor, de 115 euros, e em Coimbra os estudantes enfrentam um aumento de 60 euros. Estes dados foram avançados pelo Observatório do Alojamento Estudantil. Ler mais

Diário de 9-9-2024

 


Diário da República n.º 174/2024, Série I de 2024-09-09

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 29-B/2021, de 4 de maio, que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus atribuídos a Portugal através do Plano de Recuperação e Resiliência.

Misericórdia de Lisboa vai garantir assistência médica e de enfermagem a mais 5000 pessoas sem médico de família

 
Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) afirma que vai manter este tipo de protocolos com as misericórdias até que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) consiga dar respostas aos utentes.

A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) vai assinar mais duas parcerias com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para assegurar assistência médica e de enfermagem a mais 5000 pessoas sem médico de família nos bairros do Padre Cruz e da Liberdade, em Campolide, segundo o Público.

"O protocolo a celebrar esta semana entre a Santa Casa e a ULS de Santa Maria surge de uma vontade comum por parte destas duas entidades em potenciarem sinergias em prol dos utentes, no âmbito da reorganização recente do SNS", diz a Santa Casa. Ler mais

 

A "peste grisalha" que de raiz "emporcalha"este "rejuvenescido" país...




 

Imprensa Escrita - 9-9-2024

 





Conhece a “economia grisalha”? É uma oportunidade de ouro e um desafio

 

O envelhecimento da população está a criar uma nova franja de consumidores, com um potencial de crescimento enorme – afinal, vamos todos ficar velhos. É a chamada “silver economy”, ou “economia grisalha”.

Os consumidores séniores são uma nova oportunidade de ouro para as empresas, mas ainda continuam a ficar um pouco esquecidos no âmbito das suas estratégias de marketing.

Este segmento do mercado continua a aumentar e, em alguns casos, até tem um poder de compra maior do que a média.

Isso mesmo fica vincado no “Ranking de Territórios Economia Sénior em Portugal 2022”, relatório publicado pela Fundação MAPFRE, que cita o estudo “The Silver Economy” realizado pelo Technopolis Group e o Oxford Economics para a Comissão Europeia, e que avança que, em 2025, haverá na Europa, 222 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Ler mais

PUBLICIDADE Início › Notícias › Sociedade › Os carros dos portugueses nunca duraram tanto Sociedade Os carros dos portugueses nunca duraram tanto

 Longevidade dos veículos antes de serem retirados de circulação aumentou. Também foram abatidos mais veículos ligeiros no primeiro semestre deste ano.


Nos primeiros seis meses de 2024, os automóveis abatidos em Portugal atingiram uma idade média recorde de 24,7 anos, de acordo com dados divulgados pela Valorcar, entidade que coordena mais de 300 centros de desmantelamento de veículos. Em 2023, a média era de 24,3 anos, segundo o Correio da Manhã.

Entre os automóveis abatidos, encontram-se veículos com idades muito avançadas, alguns com mais de 30 ou 40 anos, o que demonstra a durabilidade crescente dos carros. Em 2023, o veículo mais antigo a ser desmantelado foi um modelo Wolseley Fifteen Fifty, datado de 1956. Ler mais