quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Transportes públicos batem recordes de reclamações: saiba quais as empresas que recebem mais queixas dos passageiros


 Nos primeiros seis meses de 2023, os transportes públicos bateram novo máximo de reclamações: em média, registaram-se 86 queixas por dia, mais 41 do que no período homólogo do ano anterior. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, os cancelamentos e as supressões, assim como os pedidos de reembolso, estão entre as principais queixas dos passageiros, sendo que os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Comboios de Portugal (CP) foram quem recolheram mais reclamações. 

Os dados constam do relatório das Reclamações no Ecossistema da Mobilidade dos Transportes, que indicaram para, no primeiro semestre do ano, um total de 15.494 reclamações, o maior número desde 2016. Os operadores de transportes rodoviários (10.214) e ferroviário de passageiros (4.561) são responsáveis por 95% das queixas – na rodovia, a TML recebeu 989 queixas, seguida pela Viação Alvorada (872) e Rede Nacional de Expressos (776).

No que diz respeito à ferrovia, a CP foi ‘campeã’ das queixas, com 3.096, mais 1.073 do que em igual período de 2022, sendo que a Fergatus teve 150. No metropolitano, foram apresentadas 1.059 reclamações, ao passo que o do Porto recolheu 86. Nos transportes marítimos, a Transtejo, com 383 reclamações, é a entidade mais visada pelos queixosos: segue-se a Soflusa, com 77. Ler mais

 

Laranja do Algarve volta às lojas após quebra de produção no verão

 A laranja do Algarve começou a regressar às lojas em dezembro após vários meses de ausência causada por quebras na produção de verão, que quase pararam a atividade, disse Horácio Ferreira, da Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve (CACIAL).

O dirigente da cooperativa algarvia assinalou que a campanha 2022/2023 encerrou com quebras de produção de 50% na variedade de verão e só o recurso a laranja de importação impediu a paragem total da atividade desde agosto até novembro, quando começaram a surgir os frutos de uma nova campanha que se antevê mais positiva, assegurou.

“A [temporada] anterior revelou-se uma campanha com poucos quilogramas, na última variedade, que é a variedade de verão. Houve 50% menos do que a quantidade normal”, contou Horácio Ferreira à Lusa, frisando que essa quebra levou a que a cooperativa estivesse “parada com a laranja nacional em agosto, setembro, outubro e uma boa parte de novembro”. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 13-12-2023

 





Mário Frota em Recife e Olinda, eventos de 08 de Novembro 2023

 Recife e Olinda, eventos a 08 de Novembro p.º p. º, com os Profs. Ricardo Souto Maior Borges e Alysson Santos.




 

DIREITO INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR

 


DIREITO INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR: DIÁLOGOS ENTRE AS PERSPECTIVAS LUSÓFONAS, EUROPEIAS E BRASILEIRAS. Ver mais

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Mário Frota em Brasília no Congresso Nacional dos Notários e Registradores para falar da Regulamentação da Inteligência Artificial

 Da esquerda para a direita:

Rainey Marinho: presidente nacional do Instituto de Registros de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas
Professor Mário Frota - APDC
Jordan Marins: presidente nacional do Instituto de Registro de Imóveis do Brasil
Carolina Ranzolin: juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça
André Gomes: presidente nacional do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil
Karine Maria Famer Rocha Boselli: Oficial cartorária em São Paulo
Leandro Augusto Neves: presidente da Associação








Conferência de Consumo: Os 30 anos de Defesa do Consumidor em Alenquer «O consumo digital e o impacto nas populações»

 Conferência de Consumo: Os 30 anos de Defesa do Consumidor em Alenquer

«O consumo digital e o impacto nas populações»

 Participação de Mário Frota, presidente emérito da apDC, por meios virtuais, de Pernambuco, Brasil.


Jornal As Beiras - 26-12-2025