terça-feira, 29 de novembro de 2022

Rolls-Royce, easyJet successfully test hydrogen-powered jet engine

 

Britain’s Rolls-Royce said it has successfully run an aircraft engine on hydrogen, a world aviation first that marks a major step towards proving the gas could be key to decarbonising air travel.

The ground test, using a converted Rolls-Royce AE 2100-A regional aircraft engine, used green hydrogen created by wind and tidal power, the British company said on Monday (28 November).

Rolls and its testing programme partner easyJet are seeking to prove that hydrogen can safely and efficiently deliver power for civil aero engines.

They said they were already planning a second set of tests, with a longer-term ambition to carry out flight tests. (...)

Ataque informático ao WhatsApp: 500 milhões de números de telefone comprometidos

 

Podia ser apenas mais um ataque informático, mas desta vez os números impressionam. É como se os contactos telefónicos de toda a população dos Estados Unidos e do Brasil fossem divulgados. Quer isto dizer que 500 milhões de números de telefone podem estar comprometidos.

Um hacker colocou à venda na internet 500 milhões de números de utilizadores do WhatsApp. O ataque terá sido feito através de uma falha no sistema do WhatsApp.

Até ao fecho da reportagem, a Meta, dona do Facebook e do WhatsApp, ainda não se tinha pronunciado sobre o ataque. Ler mais

Lutte contre la désinformation: l’Arcom rappelle TikTok à l’ordre

Élève TikTok doit impérativement mieux faire. Invité pour la première fois à détailler auprès de l’Arcom (ex-CSA) ses dispositifs pour lutter contre la manipulation de l’information sur son service - une obligation légale pour les plateformes sociales utilisées par plus de 5 millions de Français -, l’application chinoise a rendu selon le régulateur français une copie «particulièrement imprécise», «sans éléments tangibles permettant une évaluation des moyens mis en place» et sans réponse sur «des enjeux centraux» de modération.

«On a un souci, car il y a un décalage très clair entre les réponses à notre questionnaire et la place que TikTok a pris auprès des jeunes. Le statu quo n’est pas possible. Un grand succès appelle à des responsabilités», a cinglé Benoît Loutrel, membre du collège de l’Arcom. TikTok est utilisé par 9,3 millions de Français chaque jour. (...)

SENTENÇA - LIAMARA - 2º Juizado Especial de Vitória




 

"Das celebrações do XXXIII aniversário da apDC aos direitos do consumidor "


 

Confinamentos. Da "enorme restrição da liberdade" ao "equilíbrio de direitos"

 
Promete ser o tema mais discutido -- e polémico -- do processo de revisão constitucional. PS e PSD querem dar respaldo constitucional aos confinamentos, mas a medida é controversa.

Aberta a oitava revisão constitucional, e sem que os trabalhos da Comissão Eventual que conduzirá o processo se tenham ainda iniciado, parece estar encontrado o foco de maior polémica: a possibilidade de dar respaldo na Constituição ao confinamento de pessoas com "grave doença contagiosa" (ou suspeita disso), com validação a posteriori por autoridade judicial. Uma formulação equilibrada, por contraposição ao direito à segurança na saúde, ou uma limitação intolerável aos direitos, liberdades e garantias consagrados na Lei Fundamental? Ler mais

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Compras. Quase oito em cada 10 esperam por saldos ou vendas especiais

 A conclusão é de um estudo da plataforma de tecnologia financeira Adyen.

Quase oito em cada 10 portugueses (79%) esperam por saldos ou vendas especiais para fazer compras, de acordo com o estudo 'Retail Report de 2022', da plataforma de tecnologia financeira Adyen, divulgado esta segunda-feira. 

Segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "79% espera agora por períodos de saldos ou vendas especiais para fazer compras e 70% descarregaria a aplicação de um retalhista para receber melhores bónus ou recompensas de fidelidade". 

"A pandemia e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia, reformularam o perfil dos consumidores e provocaram novas mudanças na forma como estes fazem as suas compras", pode ler-se. 

Deste modo, o estudo revela que "quase seis em cada 10 portugueses não fazem compras tão frequentemente como costumavam, e que o número que tem poupanças subiu quase 10% face ao ano anterior, com quatro em cada 10 a admiti-lo". 

"Embora o ano passado se tenha registado uma maior adesão à loja física como consequência do alívio das medidas de restrição à Covid-19, 2022 espelha um regresso ao online, com apenas 39% a optar por comprar numa loja física face aos 60% de 2021", pode ainda ler-se.

Este estudo foi realizado junto de 400 retalhistas e a 1.001 consumidores em Portugal.

 

Jornal As Beiras - 26-12-2025