quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Europa corre risco de falta de gás no inverno de 2023-24

 

A Europa corre o risco de ter falta de gás no inverno de 2023-2024, alertou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE), que apelou aos governos para "agirem imediatamente" e reduzirem a procura.

Cerca de 30 mil milhões de metros cúbicos de gás podem vir a faltar no próximo ano, em caso de paragem total das entregas provenientes da Rússia e também com a recuperação económica da China, que absorverá uma larga parte do gás natural liquefeito (GNL), segundo os cálculos da AIE, criada em 1974 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para aconselhar os países em questões energéticas.

As reservas europeias estarão apenas a 65% no início do inverno de 2023-2024, quando atualmente estão em 95%, indicou o diretor da agência, Fatih Birol, aos jornalistas durante uma conferência de imprensa ‘online’. Ler mais

 

BCE vai utilizar todos os instrumentos para baixar inflação para 2%

 

O Banco Central Europeu (BCE) continua “resolutamente concentrado” na estabilidade dos preços na zona euro e utilizará “todos os instrumentos da caixa de ferramentas” para atingir um objetivo de inflação de 2% a médio prazo, disse hoje Christine Lagarde.

Na Letónia, a presidente do BCE, Christine Lagarde, advertiu que “uma recessão moderada no final do ano e 2023 não será suficiente para conter a inflação” e disse que qualquer estímulo fiscal dos Governos deve ser temporário, direcionado e adaptado a setores vulneráveis selecionados da economia.

Tais medidas deveriam visar os mais vulneráveis e incluir incentivos para poupar energia, bem como despesas diretas para reduzir o consumo de energia, disse Lagarde. Ler mais

BCE: Taxas têm de aumentar mais, mas há risco de recessão prolongada

 

Fabio Panetta, diretor executivo do BCE, está a favor de aumentar ainda mais as taxas de juro para conter a inflação, mas alerta para o risco de uma subida excessiva poder empurrar a economia para uma recessão prolongada.

Num discurso numa conferência do mercado monetário organizada pelo Banco Central Europeu (BCE), o membro da direção executiva do BCE Fabio Panetta disse que "a direção da política monetária é clara".

No entanto, acrescentou que, "embora a direção do aperto seja clara, a sua calibração não é, e o seu ponto final dependerá da evolução das perspetivas económicas e inflacionistas a médio prazo".

"Nos últimos meses, o debate público sublinhou os riscos de fazer muito pouco para conter a inflação, pois isso exigiria um ajustamento mais doloroso no futuro, mas isso não nos deve levar a subestimar o risco de fazer muito" e a empurrar a economia para uma recessão prolongada, acredita Panetta. Ler mais

 

Mário Frota na Kuriakos


 Mário Frota na Kuriakos - TV na próxima quinta-feira, 10 de Novembro, para falar da actualidade do consumo em Portugal

Modelo de negócio da Uber é "insustentável", diz denunciante

 Mark MacGann foi responsável por partilhar os Uber Files, que revelaram os processos de expansão da empresa para novos mercados.

O denunciante responsável por partilhar os Uber Files - ficheiros que revelaram os processos da Uber nos seus primeiros anos de operação - afirmou durante a Web Summit que o modelo de negócio da empresa é “absolutamente insustentável”, diz a Reuters.

Mark MacGann, que foi um dos responsáveis pelo ‘lobbying’ da Uber a governos e políticos, partilhou com o The Guardian e o Le Monde mais de 124 mil documentos que comprovaram a violação de várias leis na expansão para novos mercados.

O denunciante esclarece que o atual CEO, Dara Khosrowshahi, e a respetiva equipa “tem feito coisas boas”, notando todavia que “ainda há muito, muito para caminhar”.

“A minha mensagem para a Uber é: têm estado bem, (mas) podem fazer muito melhor do que o atual modelo que é absolutamente insustentável”, afirmou MacGann. O denunciante notou ainda que, apesar de a Uber afirmar que os condutores da empresa valorizam a maior flexibilidade, muitos também processam a empresa em vários países para “terem um mínimo de proteção social”.

 

Salgado Zenha...

Empresa chinesa cria fábrica de baterias para automóveis elétricos em Portugal

A empresa chinesa de baterias para automóveis elétricos China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) anunciou hoje ter chegado a acordo para criar uma fábrica em Portugal.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou a assinatura na quarta-feira de um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O acordo com a AICEP Global Parques prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa.

A CALB “não assinou ainda um acordo legalmente vinculativo”, pelo que “a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar”.

A empresa referiu ainda que a eventual instalação de uma fábrica em Portugal seria parte de uma estratégia para criar “bases industriais na Europa”.

Em dezembro de 2021, a CALB anunciou a assinatura de um acordo com a consultora alemã Drees & Sommer para planear a primeira fábrica na Europa, que poderia produzir, por ano, baterias com uma capacidade total de 20 GWh.

Segundo a China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance, uma associação industrial, a CALB foi em 2021 a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos.

 

CMVM alerta para esquemas fraudulentos via WhatsApp

  A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a crescente disseminação de recomendações de investimento em grupos de ...