terça-feira, 2 de agosto de 2022

Empresas, eis cinco dicas para implementar a faturação eletrónica

 Fique a par de cinco dicas que podem facilitar a implementação da faturação eletrónica no seu negócio. 

Menor risco de fraude, redução dos custos e tempo dos processos, bem como o aumento da eficiência e da acessibilidade são alguns dos benefícios associados à faturação eletrónica, de acordo com a SERES, uma empresa especializada em serviços de intercâmbio eletrónico de documentos.

A empresa dá ainda cinco dicas que podem facilitar a implementação da faturação eletrónica no seu negócio. Tome nota: 

  1. Conheça a sua empresa: "A transição para a faturação eletrónica abrange diversos departamentos e serviços das organizações. É importante dominar a totalidade do seu negócio, desde a sua dimensão, setores e operações, de forma a garantir a conciliação e evolução de todas as áreas em simultâneo, para que a adaptação ao novo modo de funcionamento ocorra sem constrangimentos"; Ler mais

 

Risco de estagflação aumenta em todo o mundo. “É crucial grandes reformas estruturais com políticas monetárias apropriadas”, diz analista

 

O risco global de estagflação aumentou em 2022, com as perspetivas de recuperação económicas a serem esmagadas com um conflito em solo ucraniano que teve impacto na economia mundial.

De acordo com o último relatório da GlobalData, ‘Global Risk Report Quarterly Update – Q2 2022’, o risco global aumentou de 43,5 em 100 no primeiro trimestre de 2022 para 44 no segundo trimestre de 2022.

“É improvável que o nível de inflação elevado melhore tão cedo, pois a GlobalData observa que a taxa de inflação global de 2022 aumentou 2,7 pontos percentuais, de 4,8% em janeiro de 2022 para 7,5% em julho de 2022. As projeções da taxa de crescimento real do PIB para 2022, que a GlobalData faz revisão todos os meses, também foram revistas para baixo, de 4,4% em fevereiro de 2022 para 3,1% em julho de 2022”, explica Puja Tiwari, analista de pesquisa económica da GlobalData. Ler mais

Aumentos da luz. Goldenergy diz que há custo, mas não sabe ainda fatura a passar aos clientes

 

A Goldenergy ainda não recebeu a informação sobre os custos a passar aos clientes do mecanismo ibérico da eletricidade. Mas refere que também há benefícios. Endesa diz que respeitará contratos.

Qual vai ser o impacto do mecanismo ibérico para travar o preço da eletricidade na fatura dos clientes? A Goldenergy, uma das principais comercializadoras junto dos clientes domésticos, esclareceu esta segunda-feira que ainda não tem informação disponível sobre os custos a imputar aos seus clientes pelas compensações a pagar às centrais a gás. Ler mais

Heineken craint que l'inflation pèse sur ses ventes

 
Jusqu'ici, tout va bien : Heineken a tourné la page du Covid et profite d'une demande robuste. La reprise de la consommation de bière en Asie et dans les bars et restaurants eu­ropéens a boosté les ventes du brasseur néerlandais. Son chiffre d'affaires mondial a progressé de 37 % au premier semestre, à 16,4 milliards d'euros.

La hausse des prix explique en partie de ces bons résultats. Les consommateurs n'ont pas été dissuadés de consommer de la bière pour autant. Les volumes vendus sont même en hausse de 7,6 % au premier semestre. Les bières premium, que Heineken s'est attaché à développer, progressent encore plus vite (+ 10,2 %). (...)

ERSE - COMUNICADO: Esclarecimento


Mecanismo Ibérico para limitação do preço do gás para produção de eletricidade

 

A ERSE Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, face a notícias sobre o impacto do
Mecanismo Ibérico que limita o preço do gás para efeitos de produção de eletricidade, esclarece:


· Os Governos de Portugal e Espanha, com a criação deste mecanismo, pretendem
assegurar que o preço de eletricidade no mercado ibérico, esteja orientado por um custo
do gás natural utilizado na produção de energia elétrica de 40 euros por MWh.

 
· Recentemente o preço do gás natural no mercado ibérico de gás apresenta valores muito
superiores, acima de 120 euros por MWh. Este diferencial de preço é suportado pelos
consumidores que beneficiam deste mecanismo, ou seja, consumidores que têm ofertas
comerciais com indexação ao mercado diário (spot) e novas contratações.

 
· Os referidos consumidores ao beneficiarem dos preços de eletricidade controlados,
devido ao teto do gás a 40 euros por MWh, serão chamados a suportar os custos do
ajustamento associados a esta intervenção, resultando, apesar disso, num ganho face
aos preços que seriam observados sem esta intervenção.

 
· A quantidade de energia destes fornecimentos que beneficiam de preços de eletricidade
controlados, e que serão chamados a pagar o custo do ajustamento deste mecanismo,
foi em junho e julho, respetivamente, de 18% e 29% do total nacional, sendo
maioritariamente consumo industrial.

 
· Os comercializadores, na quantidade de energia aprovisionada através de contratação a
prazo ou intra grupo, com preços firmes, estão isentos do pagamento do custo do
mecanismo. Nesse sentido, os seus clientes com ofertas comerciais de preço firme, e como
tal não beneficiando do presente mecanismo, não poderão ser onerados por um custo
relativamente ao qual o comercializador não incorreu.

· A ERSE, no âmbito das suas competências de supervisão do mercado, estará
particularmente atenta a esta situação e não hesitará em atuar, em caso de incumprimento
nesta matéria, por parte dos comercializadores.


Lisboa, 31 de julho de 2022

Eletricidade. Mercado livre atinge 5,5 milhões de clientes em maio

 Trata-se de um aumento liquido de 6,7 mil clientes face a abril.

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado de cerca de 5,5 milhões de clientes em maio de 2022, com um aumento liquido de 6,7 mil clientes face a abril, divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta segunda-feira. 

Face a maio do ano passado, registou-se um aumento de 1,5% em número de clientes, indica o regulador. 

Com estes números, o mercado livre representa cerca de 86% do número total de clientes.

Em termos de consumo, "registou-se um decréscimo de 41,7 GWh face a abril, atingindo os 42.555 GWh em maio. Em termos homólogos, o consumo cresceu 0,4%. O consumo no mercado livre representa 94% do consumo total registado em Portugal continental".

Relativamente à quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (73,2%) e em consumo (42,1%). "Face a abril, a sua quota reduziu 0,2 p.p. em número de clientes e manteve-se inalterada em termos de consumo", indica a ERSE. 

A ERSE adianta ainda que no Comercializador de último Recurso (CUR) permanecem cerca de 920 mil clientes, com aplicação de tarifas transitórias, que representam 6,2% do consumo total de Portugal continental.

 

PROGRAMA DIRETO AO CONSUMO COM O PROFESSOR MÁRIO FROTA Jornal Valor Local

 


PROGRAMA DIRETO AO CONSUMO COM O PROFESSOR MÁRIO FROTA

CMVM alerta para esquemas fraudulentos via WhatsApp

  A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a crescente disseminação de recomendações de investimento em grupos de ...