Em 2021, foram 39 as entidades que
receberam queixas dos consumidores, valor que, este ano, subiu para 51.
Saiba ainda quais os principais motivos do descontentamento.
O setor dos transportes está a assistir a um "aumento do número de reclamações por parte dos consumidores", que se traduz em mais 58% do que em 2021, de acordo com uma análise do Portal da Queixa. Neste mês de junho, há várias paralisações previstas.
Nas conclusões do estudo, a que o Notícias ao Minuto
teve acesso, é explicado que, "perante o cenário de perturbações
registadas no setor dos transportes, o Portal da Queixa realizou uma
análise onde verificou que, do dia 1 de janeiro
até 31 de maio, as reclamações dirigidas às subcategorias do setor
aumentaram 58%, comparativamente com o período homólogo de 2021".
E "também subiu o número de empresas alvo de reclamações".
Em 2021, foram 39 as entidades que receberam queixas dos consumidores,
valor que, este ano, subiu para 51. O maior volume de queixas está
relacionado com 'Transporte Rodoviário de Passageiros' e 'Transportes
Coletivos de Passageiros', com 43% e 35%, respetivamente.
Quanto aos principais motivos das reclamações,
estas são atrasos e problemas nos horários dos serviços (42% das
queixas); dificuldades na compra e/ou reembolso (24%); falhas no apoio e
assistência ao cliente (17%) e falta de manutenção de equipamentos e
espaços (9%).
Top 10 das entidades com maior número de reclamações em 2022:
- Rede Expressos (+39%);
- FlixBus (+773%);
- TST - Transportes Sul do Tejo (+50%);
- CP - Comboios de Portugal (+8%);
- Carris (+28%);
- Vimeca Transportes (+438%);
- Rodoviária de Lisboa (+200%);
- Metro do Porto (+88%);
- Scotturb (+63%)
- Metro de Lisboa (-23%)
"À exceção do Metro de Lisboa – que viu as reclamações descerem -, todas as empresas registaram um crescimento do número de queixas", destaca ainda o Portal da Queixa.