sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
.Fronteiras fechadas com exceções. Saiba quais.
Com as fronteiras repostas e
os aeroportos limitados, os movimentos dos portugueses estão restringidos. Mas
há exceções, saiba quais nesta edição do AUTOCLUBE Jornal em que falámos com
Filipe Albuquerque depois da vitória nas 24 Horas de Daytona. Visitámos ainda
uma oficina que restaura motores de automóveis clássicos há 40 anos. Ler mais
Em menos de 24 horas, 2.500 empresas pediram apoio para as rendas
O Governo recebeu mais de 2.500 candidaturas de empresas a pedirem ajuda para suportar os custos com as rendas.
O Governo abriu as candidaturas aos apoios às rendas comerciais às 16h30 desta quinta-feira e, em menos de 24 horas, houve mais de 2.000 empresas a candidatarem-se, revelou esta sexta-feira Fernando Alfaiate, da Comissão Diretiva do Compete2020, durante um webinar sobre o Apoiar Rendas.
Fernando Alfaiate adiantou cerca de 2.000 candidaturas no arranque do webinar, às 14h30, contudo, o ECO sabe que, duas horas depois já se contam mais de 2.500.
As candidaturas abriram ontem, quase dois meses depois de o Governo
anunciar a criação destes apoios. Contudo, o valor disponível para
conceder em ajudas a fundo perdido afinal é metade do anunciado pelo Executivo inicialmente. A 10 de dezembro, o ministro da Economia prometeu 300 milhões de euros, mas a dotação é de apenas 150 milhões de euros. Ler mais
Garantias do Consumo em dose dupla:
As professoras Maria Stella Gregori e Mariângela Sarrubbo Fragata assinaram o artigo publicado na coluna Garantias do Consumo desta semana, tratando da mediação e arbitragem e a proposta de alteração do Decreto nº 8.573/2015, que dispõe sobre a plataforma Consumidor.gov.
Confira em: https://www.conjur.com.br/2021-jan-20/garantias-consumo-mediacao-arbitragem-relacoes-consumo
Ainda sobre o tema, vale recordar, de 09/06/2015, a coluna histórica sobre a arbitragem nas relações de consumo, de autoria da Diretora e ex-presidente Claudia Lima Marques: https://www.conjur.com.br/2015-jun-09/claudia-marques-preciso-manter-veto-arbitragem-consumo
As advogadas Caroline Visentini Ferreira Gonçalves e Renata Pozzi Kretzmann refletem sobre os efeitos da crise global Covid-19 no direito do consumidor.
Confira em: https://www.conjur.com.br/2021-fev-03/garantias-consumo-reflexoes-direito-consumidor-partir-covid-19
Do refeitório às férias de 26 dias. As regalias que desaparecem na TAP com o fim do acordo de empresa
Acordo de emergência que a companhia propôs aos sindicatos pretende acabar com duas dezenas de cláusulas sobre subsídios, compensações e outras condições. Estas são as principais propostas.
ara a administração são gorduras que é preciso cortar, enquanto para os trabalhadores são direitos adquiridos dos quais não querem abdicar. O decreto da TAP como empresa em situação económica difícil permite a suspensão dos acordos de empresa, que serão substituídos provisoriamente por um acordo de emergência ou por um regime sucedâneo consoante o resultado das negociações que estão atualmente a decorrer. O ECO compilou as duas dezenas de regalias que chegam ao fim para os trabalhadores da companhia aérea.
A aceitação das medidas do acordo de emergência é descrita na
proposta em questão, a que o ECO teve acesso, como “contribuição para o
esforço coletivo exigido pela superação com sucesso da situação de crise
gravíssima” da empresa e como forma de permitir “que a TAP ajuste a sua
atividade e os custos com esses trabalhadores até que a execução do
plano de reestruturação esteja concluída”. Ler mais
Encontre aqui toda a informação relacionada com a pandemia COVID-19
COVID-19 - ANACOM atribui número para envio de SMS à população no âmbito da vacinação
A ANACOM atribuiu o número curto 2424 à SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para ser utilizado exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a COVID-19, incluindo o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período.
Esta atribuição é feita a título excecional e será válido durante a execução do plano de vacinação nacional contra a COVID-19, considerando a sua relevância para o interesse público no combate à pandemia e o facto de se tratar de um número que se destina apenas ao envio/receção de mensagens curtas (SMS).
A opção da SPMS pelo número 2424 decorre de considerar que este número permite que os utentes possam, com confiança, identificar a origem da informação enviada, dada a familiaridade com o n.º da linha SNS 24 - 808 24 24 24.
Conheça no Portal do Consumidor, a área dedicada exclusivamente ao impacto da pandemia em Portugal. Ler mais
DIREITO EUROPEU DO CONSUMO NEM EM TODOS OS CONTRATOS ELECTRÓNICOS
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