O sector turístico português vai beneficiar da perda do tax free
– isenção do IVA na compra de determinados produtos por parte de
visitantes que não residam na União Europeia (UE) – por parte do Reino
Unido com o Brexit. Desde 1 de janeiro de 2020, os bens só poderão ser
adquiridos sem impostos se os consumidores os receberem nos seus países
de origem, perdendo o carácter de «turismo de compras». Ler mais
terça-feira, 5 de janeiro de 2021
Reino Unido abandona ‘tax free’ com o Brexit: “Portugal pode ser fortalecido”
Formação profissional tira 100 mil ao número real de desempregados
O número de desempregados em território nacional ronda o meio milhão, mas as formações profissionais do IEFP fazem com que o número oficial do desemprego baixe para os 398 mil.
O aumento do desemprego em Portugal tem sido uma das consequências mais vincadas da pandemia de Covid-19. Neste momento, o número de desempregados em território nacional ronda o meio milhão, embora parte destes não sejam oficialmente contabilizados, avança o Jornal de Notícias (acesso pago).
O incremento de formações profissionais destinadas a pessoas sem trabalho, da responsabilidade do IEFP, acaba por explicar o fenómeno. Assim, dentro deste grupo de pessoas que se encontram em situação de desemprego, cerca de 100 mil
estão envolvidas em formações desse tipo, não sendo assim
contabilizadas para o desemprego oficial do país — que se encontra,
assim, nos 398 mil. Ler mais
Recolher obrigatório entrou hoje em vigor na Madeira.

Horários e restrições a ter em conta nesta terça-feira
O recolher obrigatório durante a noite entrou hoje em vigor na Região Autónoma da Madeira e vai prolongar-se até 15 de janeiro, indicou o executivo regional, referindo que a medida resulta do aumento do número de casos de covid-19.
"Enquanto estiver em vigor o estado de emergência ou existirem concelhos
em risco elevado, é proibida na Região Autónoma da Madeira a circulação
na via pública, entre as 23:00 e as 05:00", refere em comunicado, após
reunião extraordinária do Conselho do Governo, na segunda-feira, no
Funchal. Ler mais
segunda-feira, 4 de janeiro de 2021
Como protegem os gestores as cargas transportadas
O tipo de sinistro e a origem da reclamação estão estreitamente relacionados com os riscos de perda ou danos sofridos pelo objeto o seguro, com as exceções previstas nas condições gerais da referida apólice contratualizada.
O transporte de mercadorias, independentemente do meio de transporte utilizado, está sempre sujeito a um risco que aumenta a sua probabilidade de acordo com a duração da viagem dessa mesma mercadoria.
Este transporte poderá estar sujeito a um conjunto de riscos que podem ser por exemplo: acidentes, como o choque ou capotamento, a quebra, mau acondicionamento da carga, o roubo, entre muitos outros.
Todas as empresas sejam grandes, médias, pequenas ou microempresas, familiares ou não, intervenientes no comércio de mercadorias estão empenhadas na entrega das suas mercadorias em boas condições, mitigando assim as perdas financeiras e garantindo também a satisfação dos seus clientes.
Assim, nenhum empresário ou gestor deve ignorar que o Seguro de Transportes de Mercadorias é um instrumento de tramitação do risco para uma entidade terceira, o segurador.
No entanto, o seguro pode parecer uma confusão de termos especializados na matéria de seguros, por isso muitos empresários preferem deixar ao cuidado do seu agente todos os detalhes da apólice a contratualizar.
O ideal seria que todos os intervenientes que estão no processo do transporte de mercadorias tivessem as mais elementares noções sobre o Seguro de Transportes, pois só assim poderiam ter sempre a perceção se a apólice que estão a contratualizar tem a proteção mais adequada ao risco que aceitam assumir.
Quando o comprador e o vendedor acordam, nos termos do contrato de compra e venda da mercadoria, aquele que fica com a obrigação de celebrar o contrato de seguro, deve formalizar a contratualização da apólice mais adequada ao seu transporte e de acordo com as garantias e exclusões que a referida apólice vai ter nas suas condições gerais, definindo sempre em matéria de contrato do segurador, qual a opção de escolha. Todas as informações deverão ser prestadas, sem que hajam falsas declarações, desde a natureza da mercadoria, o tipo e características da carga, qual o valor a segurar, se é só o valor da fatura ou inclui outros valores, como os lucros esperados. As apólices a contratar podem ser avulsas ou anuais, dependendo das necessidades do segurado em termos de transporte de mercadorias.
Quanto às coberturas existentes conforme já referido, essas cláusulas contratuais comummente utilizadas no mercado segurador português para os seguros de transporte de mercadorias por terra e mar, são de origem inglesa, denominadas Institute Cargo Clauses, que consoante as coberturas contratadas são designadas por Institute Cargo Clauses (A), Institute Cargo Clauses (B) e Institute Cargo Clauses (C).
As principais diferenças entre estas cláusulas são identificadas pelas suas coberturas, da menos abrangente (A) para a mais abrangente (C)
Quanto às exclusões, deverá existir um cuidado na análise das exclusões gerais da apólice a contratualizar, bem como das exclusões particulares para cada uma das garantias complementares, por exemplo a dos riscos de guerra ou de greves.
Na generalidade, e salvo convenção em contrário, o segurador assume o risco desde o recebimento das mercadorias pelo transportador no emissor, até à respetiva entrega no final do transporte no destinatário. O contrato pode, nomeadamente, fixar o início da cobertura dos riscos de transporte na saída das mercadorias do armazém ou do domicílio do emissor e o respetivo termo na entrega no armazém ou no domicílio do destinatário.
O Seguro de Transporte de Mercadorias não pode ser confundido com o seguro de responsabilidade civil do transportador, estando a cobertura deste definida em função dos limites dessa responsabilidade e podendo, por isso, ficar aquém dos prejuízos efetivamente causados aos interessados nas mercadorias; não quer isto dizer, contudo, que o seguro de responsabilidade civil não proteja tais interessados, pode é acontecer que a proteção não seja total.
O objeto do contrato de seguro de carga são as mercadorias, os riscos cobertos prendem-se, então, com os danos materiais que as mesmas possam sofrer durante o transporte, para além de garantir os prejuízos na carga, também pode ser garantida a cobertura de lucros cessantes sofridos pelos titulares da mercadoria.
Assim ficaria mitigado o risco do prejuízo financeiro sofrido pelo proprietário da mercadoria em caso dano ou perda total da carga transportada.
5 perguntas e respostas sobre Obrigações Verdes
Para 2021 prevê-se um crescimento das Green Bonds de instituições financeiras, governos e emissores alinhados ao tema da sustentabilidade. Pedro Amorim, analista da corretora Infinox, ajuda-nos a entender para que serve este tipo de instrumento financeiro.
O que são as Obrigações Verdes (Green Bonds)?
Uma Green Bond é um tipo de instrumento fixed income (mercado de
crédito ou obrigacionista) que é destinado especificamente para
financiar projetos climáticos e/ou ambientais. Essas obrigações são
normalmente vinculadas a ativos e garantidos pelo balanço da entidade
emissora, de modo que geralmente carregam a mesma classificação de
crédito que as outras obrigações de dívida dos seus emissores. Mais
especificamente, as Green Bonds financiam projetos dirigidos para a
eficiência energética, prevenção da poluição, agricultura sustentável,
pesca e silvicultura, proteção dos ecossistemas aquáticos e terrestres,
transporte limpo, água limpa e gestão sustentável da água. Elas também
financiam o cultivo de tecnologias ambientalmente amigáveis e a
mitigação das mudanças climáticas. Ler mais
Fruta desidratada: será um bom ou mau snack?
Um dos alimentos ideais para comer entre as refeições é a fruta, ao natural. No entanto, no mercado existem muitas alternativas aos snacks à base de fruta – é o caso da fruta desidratada. Pedimos ajuda à nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Nos dias de hoje existem imensas opções para fazer uma alimentação saudável de forma prática. São tantas que muitas vezes ficamos confusos de qual a mais correta. Para tal é essencial que façamos uma escolha consciente de todos os produtos pela leitura correta dos rótulos.
Ler a tabela nutricional e
verificar os valores de açúcar e de gordura é importante mas deve ser
acompanhada também pela leitura atenta da lista de ingredientes.
Procurar escolher os produtos que tenham apenas ingredientes que nos
sejam familiares e naturais é uma mais valia para uma escolha alimentar
saudável. Ler mais
Falta de testes à Covid-19 valem 200 multas a companhias aéreas
Entre os 200 processos de contraordenação instaurados, estão em causa alguns voos recentes oriundos do Reino Unido.
Há aproximadamente cinco meses, passou a ser obrigatório a todos os viajantes provenientes de países exteriores à União Europeia a realização do teste de despiste à Covid-19 antes de embarcarem num avião. A falta de cumprimento desta medida levou a que a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) tenha aplicado 200 multas às empresas de aviação que não tenham cumprido esta obrigação na totalidade, avança o Jornal de Notícias (acesso pago).
Entre os processos de contraordenação instaurados, estão em causa alguns voos recentes oriundos do Reino Unido
— depois de, a 21 de dezembro, o surgimento de uma nova estirpe do
coronavírus nesse país ter causado preocupações a nível internacional.
No entanto, foram aplicadas algumas exceções a este regime até à
meia-noite de 24 de dezembro, com o Governo a isentar as empresas de viação das respetivas multas. Ler mais
Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos
Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...
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