sexta-feira, 24 de outubro de 2025

40 mil alojamentos locais vão ‘desaparecer’ dos registos em Portugal

 

Sistema tem estado inundado com 'registos fantasma' que nunca foram cancelados pelos proprietários. Oferta que consta nos registos nacionais deverá ser reduzida em um terço já em novembro.

Numa altura em que Bruxelas já admitiu serem necessárias “mais regras europeias” para combater a pressão sobre a oferta de habitação por parte de negócios como o arrendamento de curta duração e o alojamento turístico, decorre em Portugal um processo de ‘limpeza’ dos alojamentos locais. Segundo a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), deverá concretizar-se já em novembro.

Em consequência, como escreve o Expresso (acesso pago) na edição desta sexta-feira, a oferta que consta nos registos nacionais deverá ser reduzida em um terço, sendo eliminados mais de 40 mil alojamentos locais que ficaram inativos, num total de 125 mil existentes a nível nacional. Só em Lisboa, os registos deverão baixar dos atuais 18.600 para 11 ou 12 mil; e no Porto dos atuais 10.600 para menos de 9 mil, estima a ALEP. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário