O Código de Defesa do Consumidor tem como objetivo o equilíbrio nas relações de consumo, e um “atendimento de excelência e o primor pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos” poderiam diminuir as demandas da matéria que são levadas ao Poder Judiciário.
A posição é do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), que enviou nota à revista eletrônica Consultor Jurídico criticando a reportagem “Justiça gratuita e ações predatórias explicam explosão de demandas do Direito do Consumo em São Paulo”. Para o instituto, “o texto deu destaque a posições de eminentes membros do Poder Judiciário paulista que, com todo respeito, emitem posições individuais e que, certamente, não retratam a posição do órgão jurisdicional como um todo”.
“Será que existe programa de jurimetria com dados que revelem o
quanto a sociedade tenta resolver os problemas de consumo junto aos SACs
e Ouvidorias, sem retorno positivo? Quantas são as pessoas que, apesar
de procurarem, incansavelmente, as empresas para resolver o conflito de
consumo, são obrigadas a judicializar?”, Ler mais

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