As vendas de bens de grande consumo cresceram 13,6% nas primeiras 12 semanas do ano - período que equivale, grosso modo, ao primeiro trimestre - para 2859 milhões de euros. Os dados são da Nielsen e mostram que os gastos nos supermercados foram superiores aos do período homólogo em 342 milhões de euros, correspondentes a qualquer coisa como quatro milhões de euros a mais por dia do que em 2022. Mas a tendência, em março, foi já de abrandamento.
De acordo com o estudo
Scantrends da Nielsen, que analisa as vendas do retalho alimentar a cada
quatro semanas, na quadrissemana de 9 a 12 de 2023, correspondente ao
período de 27 de fevereiro a 26 de março, o mercado cresceu apenas 9,8%.
É o dobro do crescimento do período homólogo, é certo, mas desde a
semana de 25 de abril de 2022 que o crescimento quadrissemanal das
vendas, em valor, tem sido sempre a dois dígitos, tendo atingido o seu
pico em fevereiro de 2023, nas semanas 5 a 8, com um acréscimo homólogo
em valor de 16,8%. Ler mais
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