Estes seguros oferecem cobertura para os trabalhadores que sofrem
acidentes com lesões ou doenças relacionadas com a atividade profi
ssional, fornecendo assistência médica e indemnização pelos danos
sofridos. No entanto, tal como ocorre com outros tipos de seguros, a
fraude em seguros de acidentes de trabalho é um problema crescente que
pode causar consequências graves para as empresas e trabalhadores envolvidos.
A fraude em seguros de acidentes de trabalho pode ocorrer de várias
maneiras. O mais comum é quando um trabalhador simula ter sofrido um
acidente no trabalho para obter
benefícios indevidos do seguro. O trabalhador pode, por exemplo, referir
que caiu ou foi atingido por um objeto quando, na verdade, não houve
nenhum acidente.
Outra forma de fraude é quando um trabalhador exagera a gravidade dos
danos causados por um acidente, manifestando que fi cou gravemente
ferido quando na verdade os ferimentos são menores do que afirma.
Os motivos pelos quais os trabalhadores recorrem à fraude em seguros de
acidentes de trabalho podem variar. Alguns trabalhadores fazem isso
porque precisam de uma licença de incapacidade para fazer face a
problemas pessoais, sejam familiares ou fi nanceiros.
Em alguns casos, podem também tentar obter uma compensação fi nanceira
relacionadas com situações pré-existentes ou uma indemnização por danos
não ocorridos.
Independentemente do motivo, a fraude em seguros de acidentes de
trabalho é ilegal e pode ter consequências graves para os trabalhadores
que a cometem. Além disso, a fraude em seguros de acidentes de trabalho
pode ter um impacto significativo nas
seguradoras pelo facto de terem por pagar indemnizações por danos que
não foram causados por acidentes reais, prejudicando os seus resultados
financeiros.
Para evitar a fraude em seguros de acidentes de trabalho, as empresas de
seguros devem adotar medidas preventivas, tais como implementar
políticas e procedimentos claros para descrição dos acidentes e
investigarem de imediato quaisquer suspeitas de fraude.
As seguradoras devem formar e sensibilizar todos os intervenientes,
desde colaboradores, agentes, sejam mediadores ou corretores,
profissionais das empresas de peritagem e prestadores de serviços, sobre
as implicações legais e éticas da fraude em seguros de acidentes de
trabalho, e incentivar a denúncia de qualquer atividade suspeita.
Além disso, as seguradoras podem implementar sistemas de gestão de risco
para identificar e mitigar melhor os riscos associados à fraude em
seguros de acidentes de trabalho. Esses sistemas podem ajudar a detetar
atividades suspeitas e minimizar o impacto
financeiro da fraude em seguros de acidentes de trabalho.
O combate à fraude em seguros de acidentes de trabalho é uma
responsabilidade compartilhada entre seguradoras e todas as empresas
clientes para que possam trabalhar em estreita colaboração e criar um
ambiente de confiança e incentivar a honestidade e integridade nas
organizações.
A fraude prejudica todos, pois o valor pago em indemnizações é refletido
no prémio que todos pagam, tenham ou não sinistros indexados na sua
apólice.
A solução passa por adotar critérios rigorosos de auditoria, averiguação
e investigação, apoiados em procedimentos e protocolos de formação
contínua.
terça-feira, 21 de março de 2023
Acidentes de Trabalho: uma refl exão necessária sobre a ética e a responsabilidade social
Os seguros de acidentes de trabalho são uma forma importante de proteção financeira e social, para todos os trabalhadores.
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