Em seminário promovido recentemente pela Prof.ª Helena Damião, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra, a propósito da invasão das escolas pelas marcas, para que fôramos convidados, uma das questões suscitadas foi, afinal, o consabido facto de as empresas penetrarem nas escolas pelo recurso à figura da “responsabilidade social”.
E tal vinha a propósito da inserção (da infiltração) de uma marca de cervejas no panorama da “Educação para a Cidadania” com o beneplácito do Ministério da Educação. O que, para muitos, constitui uma verdadeira contradição nos termos. Uma aberração autêntica! E, para as demais marcas no mercado, expressivo sinal de concorrência desleal se os meios desvirtuantes em uma tal presença se observarem.
A responsabilidade social constitui, de resto, em nossa perspectiva,
uma abordagem séria, fundada numa gestão ético-deontológica da sociedade
mercantil de que se trata e dos partícipes no processo, de montante a
jusante, na cadeia de produção ao consumo. Ler mais
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