segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Vacina contra o cancro pode chegar “antes de 2030”, apontam cientistas

 

As vacinas contra o cancro podem estar disponíveis antes do final da década, segundo apontaram Ugur Sahin and Ozlem Tureci, responsáveis pelo desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 da BioNTech.

Em entrevista à televisão britânica ‘BBCC’, o casal, cofundador da empresa alemã de biotecnologia, manifestou o seu otimismo em relação ao futuro da tecnologia associada às vacinas mRNA, que pode ser redirecionada para o combate do sistema imunitário às células cancerígenas.

“O mRNA atua como modelo e diz ao corpo para produzir o medicamento (…) neste caso, antigénios do cancro que distinguem as células cancerígenas das células normais”, explicou o casal, que desenvolve já diversos testes, incluindo um em que os pacientes recebem uma vacina personalizada para estimular o sistema imunológico a atacar a doença, através de instruções da vacina, que tem apresentado sinais encorajadores. Sobre a possibilidade de uma vacina disponíveis, Sahin apontou para “antes de 2030”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Consulta pública de proposta para novas tarifas dos táxis alargada até 13 de dezembro

 O prazo da consulta pública sobre a proposta de simplificação do tarifário dos táxis foi alargado até 13 de dezembro devido à “elevada pa...