quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Um engano chamado 0% açúcar. Serão os adoçantes alternativas mais saudáveis?

 Ao consumirmos produtos com 0% açúcar, podemos estar a ingerir adoçantes cujas quantidades não estão especificadas nos rótulos. Dependendo das quantidades destes adoçantes presentes nos alimentos e do número de produtos consumidos, corremos o risco de ultrapassar a sua Dose Máxima Admissível diária.

A substituição do açúcar dito tradicional por alternativas “mais saudáveis” em bolos e sobremesas é assunto na ordem do dia e que, aqui, já detalhámos. Com a utilização de adoçantes podemos não ter o resultado final que esperaríamos, como um bolo alto e húmido, o que acontece quando usamos o açúcar "tradicional".

Também a ter em conta, as questões nutricionais e de saúde associadas à utilização de adoçantes. Existem vários adoçantes disponíveis no mercado, como o aspartame, sucralose, stevia, sacarina, acessulfame K, entre outros.

Um dos aspetos que importa saber sobre estes edulcorantes é que para cada um é definida uma Dose Máxima Admissível diária (DMA). Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo está descontente com modelo de isenção de portagem nas ex-SCUT e quer estudo a nível nacional

  O Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, voltou a manifestar-se contra a isenção de portagens nas antigas Scut, medida aprovada...