terça-feira, 25 de outubro de 2022

Taxa de esforço superior a 40% vai ditar renegociação do crédito da casa

 


Diploma para atenuar impacto da subida dos juros da casa nas famílias com crédito à habitação deverá ser discutido esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

O Governo deverá discutir esta quinta-feira em Conselho de Ministros um projeto de diploma para atenuar o impacto da subida dos juros nas famílias com crédito à habitação. Se os bancos tiverem sinais de que os clientes estão em risco de entrar em incumprimento, poderão ter de apresentar uma proposta de negociação para mitigar o aumento da prestação mensal, avança esta terça-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

O documento, que ainda pode ser alterado, prevê que uma taxa de esforço superior a 40% e uma evolução nesses mesmos encargos de cinco pontos percentuais, no último ano de financiamento, sejam condições essenciais para que os bancos avancem com a renegociação dos empréstimos à habitação. Para os casos mais graves, uma taxa de esforço de 50% ditará a renegociação sem que seja necessário cumprir o critério da rapidez no agravamento das condições financeiras. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ÉTICA