quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Progresso humano retrocede cinco anos: "Morremos mais cedo, somos menos instruídos e os nossos rendimentos estão a cair"

 

Um relatório das Nações Unidas publicado nesta quinta-feira argumenta que uma série de crises sem precedentes, principalmente a Covid-19, atrasou o progresso humano em cinco anos e alimentou uma onda global de incerteza.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou que, pela primeira vez desde que foi criado, há mais de 30 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano – uma medida das expectativas de vida, níveis de educação e padrões de vida dos países – diminuiu por dois anos seguidos, em 2020 e 2021.

"Isso significa que morremos mais cedo, somos menos instruídos e os nossos rendimentos estão a cair", disse o chefe do PNUD, Achim Steiner, em entrevista à AFP.

"Pouco abaixo de três parâmetros, podemos ter uma noção de por que tantas pessoas estão a começar a sentir-se desesperadas, frustradas, preocupadas com o futuro", disse.

O Índice de Desenvolvimento Humano tem aumentado constantemente por décadas, mas começou a cair em 2020 e continuou a sua queda em 2021, apagando os ganhos dos cinco anos anteriores. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conselho Nacional do Ambiente dá parecer negativo à alteração da lei dos solos

 O Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) deu parecer negativo ao decreto-lei que permite a construção em ...