terça-feira, 19 de julho de 2022

“Guardiões dos Rios” chegaram a Oliveira de Azeméis

 
Depois de iniciarem a sua atividade em março, em Santa Maria da Feira, os “Guardiões dos Rios” chegam agora a Oliveira de Azeméis. O projeto foi criado pela INDAQUA e consiste numa equipa de operacionais que percorre as zonas ribeirinhas para identificar eventuais descargas poluentes, através da observação das linhas de água, da identificação de alterações, seja na cor ou no cheiro da água, e da recolha de amostras para análise. Além disso, estes profissionais garantem a resposta a denúncias populares feitas através da linha de emergência 256 690 150 e são também responsáveis por monitorizar clientes industriais, para garantir que estes cumprem os parâmetros ambientais exigidos nas descargas legais de saneamento para as linhas de água.

“Acreditamos que este trabalho de continuidade e proximidade é essencial para colmatar rapidamente os danos provocados por descargas poluentes e para dissuadir eventuais atos poluidores”, garante Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.

No futuro, o projeto poderá ainda ser alargado a outros concelhos, sempre em parceria com as respetivas Câmaras Municipais e com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), responsável por eventuais processos de contraordenação.

A concessionária e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis apresentaram recentemente outros projetos conjuntos, como a conclusão do Plano de Investimentos que permitiu alargar a rede de saneamento para servir mais 6.110 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vareniclina e citisiniclina: Estado comparticipa dois medicamentos para deixar de fumar

  Com a apoio de 37% do Estado, uma embalagem do Cuitvar com 56 comprimidos custa 26 euros e uma de Xistab com 100 comprimidos ultrapassa ...