segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Escolas com proibições de telemóveis entre os alunos: em que resultou?

 

Há seis anos, quando as autoridades do Calvijn College, nos Países Baixos, começaram a considerar a possibilidade de proibir smartphones nas suas escolas, a ideia deixou alguns alunos horrorizados. “Perguntaram-nos se pensávamos que estávamos a viver nos anos 1800”, disse Jan Bakker, presidente da escola, cujos alunos têm entre 12 e 18 anos.

A maioria apoiou a ideia – no entanto, havia cerca de 20% dos pais, professores e alunos que se mostraram firmemente contra. Alguns pais ficaram preocupados em não conseguir falar com os seus filhos durante o dia, ao passo que os professores defenderam que seria melhor adotar novas tecnologias em vez de evitá-las.

Apesar da resistência, a escola avançou com a proibição. “Andando pelos corredores e pelo pátio da escola, só se viam crianças nos seus smartphones. As conversas estavam em falta, as mesas de ténis de mesa estavam vazias”, referiu Bakker. “Basicamente, estávamos a perder a cultura social.” Ler mais

Autoridades alertam para uso dos dispositivos de segurança em nova campanha

 A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertaram hoje para a importância do uso dos dispositivos de segurança nas estradas com o lançamento de uma nova campanha.

A campanha “Cinto-me Vivo” vai decorrer a partir desta terça-feira e prolongar-se até dia 16, estando inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Além de realçar a relevância do cinto de segurança, a campanha aponta também para a necessidade de utilização de capacete com modelo aprovado e devidamente ajustado e para as cadeirinhas para crianças, que reduzem de forma muito significativa o risco de lesões graves ou morte.

De acordo com a nota enviada às redações, a campanha vai contar com operações de fiscalização de GNR e PSP “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, bem como ações de sensibilização por parte da ANSR no território continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Ler mais

Fim da ligação ferroviária ao centro de Coimbra adiado para janeiro de 2025

 
O fim da ligação ferroviária entre Coimbra-A e Coimbra-B, que estava previsto acontecer no âmbito do projeto de ‘metrobus’ no final do ano, foi adiado para janeiro de 2025, afirmou a Metro Mondego.

O fim da ligação ferroviária entre Coimbra-A e Coimbra-B (também conhecidas como Estação Nova e Estação Velha, respetivamente) “acontecerá, previsivelmente, em janeiro de 2025, iniciando-se de imediato o transporte alternativo entre as duas estações”, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da Metro Mondego (MM), em resposta escrita.

O fim desta ligação ao centro da cidade, contestada por um movimento cívico em defesa daquele serviço, estava inicialmente previsto para julho, tendo depois passado para o final deste ano. O serviço rodoviário alternativo está adjudicado desde dezembro de 2023. Ler mais

 

Viver em varandas, contentores, garagens ou a 40 km da Universidade: Preços dos alojamentos disparam e deixam estudantes desesperados

 

Com o início do novo ano letivo, o mercado de alojamento estudantil em Portugal enfrenta uma grave crise, com os preços dos quartos a atingirem valores exorbitantes. Estudantes universitários, em especial os deslocados, lutam para encontrar habitação a preços acessíveis, situação que tem levado muitos a desistirem das suas colocações, enquanto outros aceitam condições de vida precárias e indignas.

Nos últimos quatro anos, o custo médio de arrendamento de quartos para estudantes sofreu aumentos significativos, principalmente nas grandes cidades universitárias. Em Lisboa, onde a procura é mais intensa devido à maior oferta formativa, a renda média subiu de 350 para 480 euros – um aumento de 130 euros. Cidades como Aveiro e Braga também registaram subidas semelhantes, enquanto no Porto o incremento foi ligeiramente menor, de 115 euros, e em Coimbra os estudantes enfrentam um aumento de 60 euros. Estes dados foram avançados pelo Observatório do Alojamento Estudantil. Ler mais

Diário de 9-9-2024

 


Diário da República n.º 174/2024, Série I de 2024-09-09

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 29-B/2021, de 4 de maio, que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus atribuídos a Portugal através do Plano de Recuperação e Resiliência.

Misericórdia de Lisboa vai garantir assistência médica e de enfermagem a mais 5000 pessoas sem médico de família

 
Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) afirma que vai manter este tipo de protocolos com as misericórdias até que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) consiga dar respostas aos utentes.

A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) vai assinar mais duas parcerias com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para assegurar assistência médica e de enfermagem a mais 5000 pessoas sem médico de família nos bairros do Padre Cruz e da Liberdade, em Campolide, segundo o Público.

"O protocolo a celebrar esta semana entre a Santa Casa e a ULS de Santa Maria surge de uma vontade comum por parte destas duas entidades em potenciarem sinergias em prol dos utentes, no âmbito da reorganização recente do SNS", diz a Santa Casa. Ler mais

 

A "peste grisalha" que de raiz "emporcalha"este "rejuvenescido" país...




 

Burlas com criptomoedas. Duas pessoas perderam mais de 140 mil euros

  As vítimas foram atraídas por anúncios nas redes sociais que prometiam elevados lucros e recorriam à imagem de figuras públicas ligadas ...