segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Perdas na aprendizagem durante covid-19 podem ser permanentes sem intervenção séria

 

Algumas perdas na aprendizagem provocadas pela pandemia de covid-19 poderão ser permanentes e outros problemas poderão persistir para lá de 2030, segundo vários investigadores, que defendem mais apoios aos alunos, melhorias na avaliação e currículos mais exigentes.

Estas são algumas das conclusões do livro que será hoje divulgado e que contou com a participação de analistas de 12 países, entre os quais Portugal, que voltaram a olhar para os efeitos da suspensão do ensino presencial durante a pandemia e para as diferentes formas de tentar superar os desafios educativos.

Os resultados estão no “Improving National Education Systems After Covid-19 – Moving Forward After PIRLS 2021 and PISA 2022”, que mostra que “houve perdas generalizadas, que são graves, desiguais e que acentuam clivagens mesmo dentro dos mesmos meios sociais e das mesmas turmas”, disse à Lusa Nuno Crato, investigador da Universidade de Lisboa e um dos autores do livro que hoje é lançado no ISEG. Ler mais

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