quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Quantas vezes devemos trocar toalhas do banho para evitar infeções?

 

As toalhas para secar as mãos, rosto e corpo são locais de cultivo de bactérias e fungos, além de acumularem células de pele morta e secreções salivares, anais e urinárias. Para piorar, as toalhas também podem acumular ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde. Mas então quantas vezes as devemos trocar?

Os resíduos celulares, juntamente com o oxigénio, as temperaturas moderadas e o ambiente húmido são o ambiente favorável ao desenvolvimento de micróbios. A maioria não vai causar-lhe problemas, até porque provavelmente saíram do seu próprio corpo. Mas nas toalhas eles multiplicam-se rapidamente.

Um estudo da revista Women's Health, publicado em 2015, e citado pela BBC, sugere que 44% das mulheres trocam os lençóis e toalhas uma vez por semana. Mas 47% faz isso apenas duas vezes por mês ou até menos.

"Não há dados científicos para determinar com exatidão com qual frequência devemos trocar lençóis e toalhas", disse à BBC a cientista Sally Bloomsfield, especialista em doenças infecciosas e consultora do Fórum Científico Internacional de Higiene do Lar. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo vai fechar portas das urgências obstétricas: grávidas vão ter de tocar à campainha para entrar no hospital

  As grávidas vão passar a ter de tocar à campainha à entrada dos serviços de urgências obstétricias nos hospitais da região de Lisboa, in...