A Geração Z está pronta para gastar 1,1
mil milhões de euros em alimentos e bebidas durante os próximos seis
meses, priorizando o valor em vez da conveniência, de acordo com um novo
relatório partilhado pela Marketing Week.
O estudo, intitulado “Food and Drink
Deep-dive Student Insight”, conduzido pela Unidays, baseia-se num
inquérito a 8.000 estudantes e revela que os jovens da Geração Z são os
que mais gastam em quatro das sete categorias analisadas, incluindo
refeições com amigos, almoços, takeaways e pausas para café.
O relatório também destaca que os
estudantes da Geração Z estão logo atrás dos Millennial em gastos com
jantares românticos, festas de jantar e bebidas com amigos, mas, de
forma geral, são os mais influenciados pelo preço. Este grupo etário
tende a manter hábitos de consumo consistentes, com a maioria a fazer
compras nos mesmos locais para mercearias (81%), bebidas quentes (69%),
fast food (68%) e takeaways (63%).
Sarah Clifford, responsável pela
categoria de alimentação, viagens e lazer da Unidays, afirma que «a
combinação única de elevado gasto e sensibilidade ao preço distingue a
Geração Z das outras gerações». Segundo a profissional, esta geração
prefere preços mais baixos à conveniência de comprar tudo num só lugar.
Mesmo aqueles que valorizam a conveniência indicaram que um desconto de
20% seria suficiente para influenciar as suas escolhas de consumo.
Os programas de fidelização têm-se
revelado fundamentais para atrair estes consumidores, com muitos
estudantes a utilizá-los principalmente para obter descontos e itens
gratuitos, uma tendência crescente entre esta geração sensível ao preço.
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