terça-feira, 13 de agosto de 2024

DIRE©TO AO CONSUMO

 


RÁDIO VALOR LOCAL

 

DIRE©TO AO CONSUMO

Emissão de 13 de Agosto de 2024

 

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I

 

AS LETRAS MIUDINHAS

COM QUE NOS  ESPEZINHAS…

VL

Omissão ou Comissão das Cláusulas Abusivas?

Já temos a funcionar a Comissão por que tanto se bateu o Professor?

Ou o anterior Governo deixou tudo para que o esquecimento perdurasse?

MF

Em Janeiro de 2023 escrevíamos:

©OMISSÃO DAS CLÁUSULAS ABUSIVAS?

 

I

Por intolerável OMISSÃO

E muita ‘cera’ nos ouvidos

Do Governo da Nação

Os ‘prazos’… estão mais que vencidos!

II

Que os contratos de ADESÃO

De letras miúdas tecidos

São fonte de inquietação

Pelos ardis neles escondidos

III

É que as letras miudinhas

Causam funda turvação

São como que ervas-daninhas

A reclamar supressão!

 

A 26 de Dezembro de 2023, mais de dois anos e meio depois da data-limite, a Comissão das Cláusulas Abusivas foi, enfim, delineada pelo DL 123/2023.

Falta concretizá-la e pô-la a funcionar.

Estranho é que se excluam os contratos celebrados por empresas reguladas, cujos reguladores  primam pela omissão.

Para encenações bastardas, basta!

Cumpra-se a legalidade!

Em tal se  afadigarão bastante, se houver isenção.”

Operou-se a mudança de Governo: a política de consumidores, algo que chegará decerto em manhã de nevoeiro, qual ignoto D. Sebastião dos trágicos areais de Alcácer.

Nas soluções de continuidade que premeiam as sucessões governativas, a Comissão terá caído em saco-roto?

Usemos a incomodidade, apanágio nosso, para inquirir do Governo e, em particular, do Ministro da Economia: o que é feito do projecto da Comissão? Mais de meio ano após a edição do tal diploma, nem uma só palavra.

Desde 1988, com a AIDC / IACL – associação internacional - e, mais tarde, com a criação da apDC – associação portuguesa, que nos batemos por tal.

Foi uma vitória de Pirro. Estaremos  condenados a vê-la ficar no papel?

Urge dar um significativo passo para a sua consecução.

São, em geral, surdos os ouvidos de quem nem sequer reflecte o bem-comum no cerne da condução dos negócios políticos.

É indispensável que o Governo dê mostras de que tem uma política de consumidores nos três eixos fundamentais: formação, informação, protecção.

Urge conferir expressão ao artigo 6.º da Lei-Quadro de Defesa do Consumidor: Ler mais

 

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