quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Câmara da Lousã criou serviço de ‘call center’ para agendar vacinação contra a covid


A Câmara Municipal da Lousã criou, em parceria com os serviços de saúde locais, um ‘call center’ para facilitar o agendamento da vacinação contra a covid-19.

Este serviço foi criado uma vez que a segunda fase de vacinação define como grupo prioritário pessoas com mais de 80 anos ou mais de 50 com doenças associadas, e a autarquia e o Centro de Saúde da Lousã entenderam “que o envio de uma mensagem SMS pode não ser o mais eficaz para este escalão etário”.

Assim, será implementado um ‘call center’ com trabalhadores do Município que, em articulação com os profissionais de saúde, farão o agendamento das tomas das vacinas.

Caso não seja possível fazer a marcação por telefone, serão procuradas “outras formas de contacto directo, nomeadamente através das Juntas de Freguesia e outros parceiros da rede social”, informou a Câmara Municipal da Lousã.

Através deste serviço será, também, feita a avaliação das necessidades de transporte dos utentes a vacinar.

Com esta iniciativa, o Executivo pretende “ter o máximo de eficácia no agendamento e facilitar todo o processo a estes munícipes que podem não ter conhecimento para ler a mensagem e responder à mesma”.

A autarquia garantiu que no interior do Parque Municipal de Exposições, local onde funcionará o centro de vacinação, foi instalada a estrutura solicitada pelos profissionais de saúde para acolher todos os utentes, tendo sido definidos postos de administração da vacina e áreas de espera e recobro.

Campeão das províncias, 11.2.2021

Direito Europeu do Consumo – A lei não consente se “dê o dito por não dito”

 


EM TODOS OS CONTRATOS ELECTRÓNICOS

(Propala-se a ideia de que há sempre um direito de DESISTÊNCIA, em 14 dias, nos contratos electrónicos, na Europa, mas tal não é verdade...)

O DIREITO DE RETRACTAÇÃO

(Parte de um artigo de nossa autoria publicado recentemente na Revista Ciência DISRUPTIVA, editada no Recife, Pernambuco, Brasil, sob a epígrafe

"Os Contratos Eletrônicos: o seu regime no Espaço Econômico Europeu )

1 - Direito de retractação: noção

Nos negócios jurídicos não presenciais – e como forma de prevenir eventuais precipitações ante uma menor ponderação das consequências dos contratos em que se enleiem – outorga-se aos consumidores um período de reflexão ou ponderação dentro do qual é lícito exercerem o seu direito de retractação.

A um tal direito o ordenamento já denominou indistintamente como . resolução unilateral. Ler mais

Diário de 11-2-2021

       


Diário da República n.º 29/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-11

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Diário de 11-2-2021

                


Diário da República n.º 29/2021, Série I de 2021-02-11

Os efeitos secundários da vacina e porque é que "é bom" adoecer após toma

 
Algumas pessoas que já receberam a vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, experienciaram efeitos colaterais, mas isso pode realmente ser um sinal de que a vacina está a funcionar, de acordo com especialistas.

 Embora exista uma pequena probabilidade de se sentir mal depois de ter sido vacinado - isso pode realmente ser um sinal positivo. 

Ambas as vacinas Oxford/Astrazeneca e Pfizer/Biontech estimulam uma resposta imunológica poderosa, projetada para protegê-lo, mas que por sua vez pode causar efeitos secundárias, como calafrios, febre e dores de cabeça. Ler mais

Facebook não perde tempo e já está a preparar rival da app Clubhouse

 Depois do Snapchat, vieram as Stories do Instagram. Depois do TikTok, chegaram os vídeos do Reels. E depois da Clubhouse? O The New York Times avança que o Facebook estará já a preparar a sua própria versão da rede social que começou a dar que falar ao longo das últimas semanas.

De acordo com esta publicação norte-americana, o novo produto está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, mas deverá apresentar uma mecânica semelhante à Clubhouse, ou seja, partilha de conteúdos de áudio. Não há imagem nem texto.

Há apenas alguns dias, o CEO do Facebook participou numa conversa na Clubhouse sobre realidade aumentada/virtual, sendo que esta experiência poderá ter sido um teste para perceber melhor as potencialidades da nova plataforma.

Fontes citadas pelo The New York Times indicam que executivos do Facebook pediram aos colaboradores para criarem um produto semelhante. Tanto o Facebook como a Clubhouse recusaram comentar o assunto.

Além da empresa de Mark Zuckerberg – já conhecida por copiar (ou procurar inspiração) os rivais -, também o Twitter está de olho numa plataforma inteiramente dedicada ao áudio. Spaces é o nome escolhido para esta nova aposta, que se encontra neste momento em fase beta, depois de ter sido anunciada pela rede social do passarinho azul em Dezembro do ano passado.


65% das chamadas para o 112 não são emergências

O número 112, para comunicar emergências, recebe em média 25 mil chamadas por dia, mas 65% não correspondem a emergências, adiantou a Polícia de Segurança Pública (PSP).

“O serviço 112 em Portugal atende entre 20.000 a 25.000 chamadas diárias, num total anual que ronda os 7 900 000 contactos, das quais ainda se regista que apenas 35% são realmente chamadas de emergência”, adianta a PSP em comunicado.

“As demais chamadas têm maioritariamente origem em contactos inadvertidos (pocket calls), brincadeiras, testes à capacidade de resposta ou simples desconhecimento dos fins do serviço 112″, explica.

Constituem emergências a reportar por intermédio do 112 as situações que envolvam: Ler mais

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...