quarta-feira, 13 de abril de 2022

Um “incidente grave” com avião da TAP que falhou aterragem

No Aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca, na passada sexta-feira, um avião da TAP só conseguiu aterrar à segunda e há relatos de que a asa e o motor esquerdos tocaram na pista.

De acordo com a notícia veiculada pelo ZAP / aeiou, tratou-se de um “incidente grave” que está a ser investigado pelas autoridades dinamarquesas.

O episódio com o Airbus A320-200 da TAP que fez a viagem de Lisboa a Copenhaga, com 102 passageiros e sete tripulantes a bordo, foi divulgado pelo site especializado em acidentes e incidentes aéreos The Aviation Herald. De acordo com a publicação, a velocidade do avião “reduziu drasticamente de cerca de 133 para cerca de 120 nós”, aquando da primeira tentativa de aterragem.

De acordo com a notícia do ZAP / aeiou, a aeronave “sobrevoou edifícios em altura muito baixa ao dar a volta” para a segunda tentativa que aconteceu, sem problemas, cerca de 20 minutos depois, ainda segundo o mesmo site.

O The Aviation Herald cita testemunhas que se encontravam no “solo” e que “relataram que a aeronave bateu com a sua asa esquerda na pista” e queaté parecia que o motor da esquerda (CFM56)tambémfez contacto com a pista”, na primeira tentativa de aterragem.

Além disso, “quase colidiu com uma antena e edifícios antes que a aeronave finalmente conseguisse sair em segurança”, destaca o mesmo site.

 

Política de Consumidores: uma austera, apagada e vil tristeza espelhada no Programa do Governo (II)

 


Do pretenso Programa de Governo que o Parlamento votou:

“…

 A política de consumidores deve ocupar um espaço decisivo na recuperação económica, a nível nacional e anível europeu.

Deste modo, dar-se-á também seguimento à ‘Nova Agenda [Europeia] do Consumidor’, cujasconclusões foram aprovadas no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UniãoEuropeia, com enfoque na transição gémea (verde e digital), na cooperação e nos consumidoresmais vulneráveis.

Nesse sentido, o Governo propõe-se a:

  • Instituir o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o Portal do Consumidor, numalógica de balcão único, aprofundando e articulando ferramentas e mecanismos,existentes e a criar, por forma a reforçar a notoriedade dos direitos dos consumidores edas diferentes respostas para o seu esclarecimento e eventual resolução de conflitos; Ler mais

XXIII Governo Constitucional Defesa do Consumidor "muita parra, pouca uva"!



 

REDUFLAÇÃO


“Reduflação
é o processo mediante o qual os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o preço se mantém inalterado ou regista um acréscimo.

Tal efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros factores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores e/ou do aumento do custo das matérias primas, cuja resposta da oferta é a redução do peso ou tamanho dos bens transaccionados.

 A expressão resulta de uma tradução literal do termo ‘shrinkflation’, um neologismo inglês, cunhado por Pippa Malmgren e Brian Domitrovic, na obra editada em 2009 “Econoclasts: The Rebels Who Sparked the Supply-Side Revolution and Restored American Prosperity” (lit. Econoclastas = Os Rebeldes que despoletaram a revolução da Oferta e Restauraram a Prosperidade Americana), que resulta da aglutinação de «shrink» ‘reduzir, encolher’ e «(in)flaction» ‘(in)flação’.”

 Em Coimbra, o pão é já um exemplo deste abnegado “esforço” de alguns “panificadores” (confeitarias com a porta aberta ao público) para lhe diminuírem o peso, mantendo o preço.

 Não se sabe se as autoridades se acham ou não despertas para um tal fenómeno.

 O facto é que os consumidores "levam menos produto, pagando consequentemente  mais"...

 O fenómeno deixa em absoluto estupefactos e inermes os consumidores.

  Tais práticas caberão, entre nós, na moldura típica do crime de "fraude sobre mercadorias":

 Cf. o artigo 23 da Lei Penal do Consumo:

           

"1 - Quem, com intenção de enganar outrem nas relações negociais, fabricar, transformar, introduzir em livre prática, importar, exportar, reexportar, colocar sob um regime suspensivo, tiver em depósito ou em exposição para venda, vender ou puser em circulação por qualquer outro modo mercadorias:

a) Contrafeitas ou mercadorias pirata, falsificadas ou depreciadas, fazendo-as passar por autênticas, não alteradas ou intactas;

b) De natureza diferente ou de qualidade e quantidade inferiores às que afirmar possuírem ou aparentarem, será punido com prisão até 1 ano e multa até 100 dias, salvo se o facto estiver previsto em tipo legal de crime que comine para mais grave.

2 - Havendo negligência, a pena será de prisão até 6 meses ou multa até 50 dias.

3 - O tribunal poderá ordenar a perda das mercadorias.

4 - A sentença será publicada."

 As autoridades, no caso da ASAE, têm de ser chamadas a intervir.

Ferrero factory in Belgium suspends all activities following salmonella outbreak

 A salmonella outbreak, linked to multiple Kinder products made at a Ferrero factory in Belgium, continues to spread in Europe. All production has been suspended at the site, and products manufactured between June and the present date have been recalled.


On Tuesday (12 April), the European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) and the European Food Safety Authority (EFSA) released an assessment that outlines the rapid evolvement of the outbreak.

An unusually high proportion of children have been hospitalised, particularly under 10 years of age, with some presenting with severe clinical symptoms such as bloody diarrhoea.

“Symptoms of salmonellosis typically resolve themselves within a few days. However, symptoms can be more severe, especially in young children and those with weakened immune systems,” Lesley Larkin, surveillance lead of gastrointestinal pathogens and food safety at the UK Health Security Agency, said in the press release. (...)

Why Spanish-Portuguese proposal to intervene in wholesale energy markets is problematic

 
Spain and Portugal want to push ahead with a benchmark price for energy, but this could lead to increased consumption of fossil gas, inflated gas prices and fewer incentives to invest in renewable energy, warns Lion Hirth and Christoph Maurer.

Lion Hirth is an assistant professor for energy policy at Hertie School in Berlin and director of the consulting firm Neon Neue Energieökonomik. Christoph Maurer is the director of the consulting firm Consentec.

The Spanish and Portuguese governments have proposed a “production cost mechanism” to reduce wholesale electricity prices.

After no consensus could be reached in the 24-25 March European Council to implement the intervention across the EU, the two governments chose to proceed with the instrument unilaterally. It has already been notified to the European Commission.

However, the proposal is quite problematic, causing several adverse effects. (...)

Quelles sont les sept tendances majeures de la consommation de vins et spiritueux en France en 2022 ?

 L’agence de conseil en marketing et communication SoWine dévoile son baromètre 2022. Une enquête qui décrypte les nouvelles habitudes de consommation des amateurs français de vins et de spiritueux. 

Ce n'est pas une surprise, les Français entretiennent une relation bien particulière avec le vin. Au cours des dernières décennies, des habitudes que l'on croyait immuables ont été bouleversées par l’arrivée de nouvelles manières de vinifier, de distribuer, et donc de consommer. Surtout, le goût des consommateurs s’est affiné, ouvrant ainsi le spectre à une multitude de tendances régulièrement analysées dans nos pages.

Qui boit du rouge, du blanc ou du champagne ? Quel âge ont les amateurs selon le type de vin apprécié ? Dans quelles circonstances aiment-ils déguster ? Quelles sont leurs habitudes d’achat ? L’influence du digital ? Autant de questions auxquelles répond la nouvelle étude SoWine/Dynata, qui analyse chaque année depuis plus de dix ans les tendances de fond observées sur un an dans l’univers du vin et des spiritueux en France. Décryptage en sept points.  (...)

 

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...