segunda-feira, 17 de junho de 2024

A Padaria Portuguesa já doou (só este ano) 200 toneladas de alimentos. E procura parceiros no combate ao desperdício alimentar

 

Nos primeiros cinco meses de 2024, a rede de lojas d’A Padaria Portuguesa já doou às instituições parceiras cerca de 1.200.000 produtos, que equivalem a cerca de 200 toneladas de alimentos.

Os dados surgem no âmbito do Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, que se assinala a 18 de Junho.

Com a missão de combater activamente o desperdício alimentar, A Padaria Portuguesa conta com uma rede de parceiros alargada, em que os voluntários das instituições recolhem os excedentes alimentares, quando termina o horário de expediente das lojas, para fazerem chegar alimentos a quem mais precisa. Exemplo disso é a cadeia Refood, com quem A Padaria Portuguesa colabora há mais de uma década.

Para reforçar esta proposta, A Padaria Portuguesa estabeleceu também uma parceria com a Too Good To Go, uma plataforma digital que liga os clientes a restaurantes e lojas que tenham excedentes alimentares não vendidos – nos primeiros cinco meses de 2024, já foram salvas mais de 20 mil surprise bags, o que equivale a cerca de 200 mil alimentos “resgatados”. Ler mais

Há quatro mestrados portugueses de Finanças entre os melhores do mundo. Saiba quais e que posições ocupam

 

Portugal tem quatro escolas de negócios entre as melhores do mundo, no que diz respeito a mestrados de Finanças, de acordo com o ranking Masters in Finance do jornal britânico “Financial Times” (FT) divulgado hoje, dia 17 de Junho.

Nova School of Business and Economics (Nova SBE) ocupa o 11.º lugar, tendo mantido a mesma classificação em relação ao ano passado. Em Portugal, ocupa mais uma vez o primeiro lugar em Portugal.

Para os resultados alcançados, a Nova SBE beneficia de uma avaliação elevada na generalidade dos critérios pontuados. Especial destaque para a relevância obtida nos indicadores de mobilidade internacional dos graduados e experiência de curso internacional, onde a Nova SBE ocupa a quinta posição mundial em ambos os critérios. Ler mais

Desinformação em Portugal: o que é real? O que é falso? E o desconforto com as notícias feitas por IA

 

O tipo de desinformação mais encontrada pelos portugueses é sobre política, de acordo com o relatório Reuters Digital News Report 2024, hoje divulgado, os quais elegem a transparência como critério para definição de confiança nas notícias.

O Reuters Digital News Report 2024 (Reuters DNR 2024) é o 13.º relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o 10.º a contar com informação sobre Portugal. Em 2024 participaram 47 mercados de notícias, Portugal incluído.

Enquanto parceiro estratégico, o OberCom – Observatório da Comunicação colaborou com o RISJ na conceção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados.

"Em Portugal, o tema sobre o qual os respondentes dizem ter encontrado mais desinformação é a política (28%), à semelhança do que acontece também a nível global, sendo de assinalar que, apesar da maior preocupação com a desinformação, os portugueses declaram em menor grau do que os restantes respondentes deparar-se com desinformação sobre qualquer um dos tópicos explorados", lê-se no estudo. Ler mais

 

Facebook destronado por WhatsApp após nove anos a liderar como rede social

 

Chinesa TikTok destaca-se como a rede em que os utilizadores mais têm os seus pares como fontes (55%), seguida pelo Facebook (44%). 

O Facebook foi destronado pelo WhatsApp como a rede social mais utilizada em geral, depois de nove anos na liderança, de acordo com o relatório Reuters Digital News Report 2024, hoje divulgado.

Após nove anos a figurar como a rede social mais utilizada em geral, o Facebook (64%) foi destronado pela ‘app’ de mensagens WhatsApp (65%), também ela propriedade da Meta, refere o 13º relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ). Ler mais

 

A sua televisão tem um novo canal. Now chega à posição 9 a partir de hoje

 

A partir desta segunda-feira, a sua grelha de canais de televisão tem um novo nome, o canal Now, que vai estar na posição nove das plataformas Meo, NOS e Vodafone Portugal. Será um canal 24 horas, sete dias por semana, com “noticiários com muito ritmo, de 15 minutos, daquilo que é informação essencial”.

O canal Now arranca “no primeiro semestre”, adianta O presidente executivo (CEO) da Medialivre, Luís Santana, que explica a razão do nome do novo canal de informação. “É ‘News’ porque é notícias e ‘Now’ porque o ‘claim’ do canal é a notícia exata na hora certa”, diz.

Trata-se de um “canal de informação puro e duro”, vai abordar o nacional e o internacional e, neste último, terá um “foco muito específico na Europa, naquilo que são os interesses nacionais”, adianta o CEO da Medialivre. Ler mais

Imprensa Escrita - 17-6-2024





 

Direto ao Consumo - 18-6-2024

 


Apps? Bancos terão de informar regulador das comissões nas transferências

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