domingo, 16 de junho de 2024

Anacom vai criar plataforma de IA para tratar reclamações de consumidores

 
Primeiros passos do regulador das comunicações com inteligência artificial estão a ser dados na criação de uma ferramenta para gerir e medir a insatisfação. Entidade também deseja aplicar IA na gestão e monitorização de espetro e atribuição de licenças.

A inteligência artificial (IA) está a chegar às entidades reguladoras e no setor das comunicações a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) já está a dar os primeiros passos. A entidade vai criar uma plataforma de inteligência artificial para gerir e tratar reclamações e pedidos de informação dos consumidores.

AEXCIA - Plataforma de Inteligência Artificial para Análise e Gestão da Experiência dos Consumidores é o nome da ferramenta de IA que está a ser desenvolvida. “Será o suporte aplicacional do processo de tratamento de reclamações e pedidos de informação, mas também irá permitir a identificação de padrões de insatisfação de consumo e de outros padrões comportamentais de interesse analítico, designadamente nas redes sociais”, anunciou a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, no congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), em maio. Ler mais

Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos

 

Com estas previsões de descida de preços do azeite, os consumidores poderão assistir a um alívio no orçamento familiar

Após uma longa escalada nos últimos dois anos, os consumidores de azeite podem finalmente respirar de alívio: os preços devem começar a descer significativamente a partir de setembro. Esta previsão é avançada por Víctor Roig, Diretor-Geral da Deoleo, uma das principais empresas do setor do azeite em Espanha, em declarações ao ‘elEconomista’.

Roig mostra-se confiante de que os preços do azeite tenderão a cair para níveis próximos dos praticados em 2021, situando-se entre 3 e 4 euros por litro. Esta redução surge após um período de inflação que desacelerou o consumo, mas que também revelou a resiliência do setor, com uma previsão de recuperação robusta assim que os preços se estabilizarem. Ler mais

 

UPFTV Entrevista - Defesa e Direitos do Consumidor

 


Para falar de defesa e direitos do consumidor conversamos com o fundador e primeiro presidente da Associação Internacional de Direito do Consumo, Mário Frota. Ver mais

UPFTV Programa Direitos - Mario Frota


Superendividamento, relações de consumo e Código de Defesa do Consumidor. O jornalista Rogério Silva recebeu no Programa Direitos da UPFTV, o fundador e primeiro Presidente da Associação Internacional de Direito do Consumo para falar sobre esse assunto. Ver mais

Como recusar o uso das suas fotos para treinar IA


 

E.coli. Sandes, wraps e saladas retirados de supermercados no Reino Unido

 

A medida foi tomada por precaução depois de, na semana passada, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido ter registado um surto que afetou cerca de 160 pessoas.

Dezenas de alimentos, entre os quais sandes, wraps e saladas, foram retirados de supermercados do Reino Unido devido ao risco de estarem contaminados com E.coli. 

A medida foi tomada por precaução depois de, na semana passada, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido ter registado um surto que afetou cerca de 160 pessoas. De todos os infetados, cerca de 40% necessitaram de tratamento hospitalar. 

De acordo com a Sky News vários supermercados pediram aos clientes que devolvessem os produtos, informando que seriam reembolsados. Ler mais

 

Para um serviço igual...

Apps? Bancos terão de informar regulador das comissões nas transferências

  Os bancos vão ter de passar a informar o Banco de Portugal das comissões que cobram nas transferências através de aplicações de pagament...