‘INFORMAR PARA PREVENIR’
‘PREVENIR PARA NÃO
REMEDIAR’
Programa
de
07 de
Maio de 2024
I
INTRÓITO
ENERGIA ELÉCTRICA
O DESCALABRO DAS FACTURAS
A
INCOMPETÊNCIA DO COMERCIALIZADOR
VL
De uma consumidora da Região Centro, agastada com um situação que lhe
escaldou mãos e bolsa, o grito que segue.
Mas também um desabafo porque quando se quer reclamar pelos actos de
empresas majestáticas (monopólios ou oligopólios) é sempre um martírio
fazê-lo.
Quer dar-nos conta da reclamação, para que a possamos partilhar com os
nossos ouvintes?
MF
Ei-la:
“ As contas até
Março de 2023 estiveram normais (dentro dos parâmetros de inverno).
De Março a
Outubro com as leituras reais, como as facturas assinalam, os valores
oscilaram entre os 65 e os 80 €.
Daí em diante
passaram de 74,67€, em Novembro, a 155,56, 352,26, 597,12, 295, 59 €.
Começámos a
querer entrar em contacto com a EDP Comercial para se saber em que se
baseia tal disparidade, este descalabro. Quando, em rigor, o agregado
familiar é sempre o mesmo: duas pessoas de idade avançada, com hábitos
de consumo muito modestos, o equipamento é novo, sem consumo
desgarrados, o que nos leva a crer que há aqui algo de muito errado.
Na Internet,
procurou-se um n.º de contacto. Não era o indicado, uma gravação
remeteu-nos para o 808 53 53 53.
Depois de um
tempo de espera, a máquina começou a indicar-nos um n.º sem fim de
ligações e, quando finalmente, uma senhora muito amavelmente nos
atendeu, depois de ouvir na íntegra a reclamação, remeteu-nos para
outro departamento. Contámos novamente o ocorrido e, depois de nos darem
as soluções, ligaram a outro departamento que nada poderia fazer porque
não há uma ligação directa entre consumidores e EDP – nem via telefone
nem correio electrónico.
Remeteram-nos
para o comercializador, afinal, a EDP Comercial para onde se julgava
estar a ligar. Mas aí, amavelmente, deram-nos um novo n.º de telefone.
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