A DGC está atenta e vigilante ao marketing de influência, apontada como uma área preocupante a par da publicidade enganosa. A nova realidade de influenciadores digitais, mercado que vale cerca de 20 milhões de euros, é um dos principais desafios nas próximas ações de fiscalização da DGC, liderada por Pedro Portugal Gaspar. Este responsável dá ainda conta, em entrevista ao JE, de que o maior número de queixas de publicidade incide nas campanhas dos supermercados. E revela também que volume de reclamações no Livro de Reclamações é “bastante elevado”, cerca de 450.000 reclamações.
Em entrevista ao JE, o diretor da Direção-Geral do Consumidor (DGC)
sinaliza que a publicidade, pela importância que tem no mercado, como
momento de formação da vontade no consumidor, constitui uma prioridade
na atuação da entidade que lidera. Pedro Portugal Gaspar revela que as
operações de fiscalização da DGC vão incidir nas áreas preocupantes da
publicidade enganosa e marketing de influência. E diz que está em causa
não só em fiscalização direta e tradicional, como em diálogo com os
agentes envolvidos, com vista à adoção de boas práticas de
autorregulação, como forma de antecipação dos problemas, em especial em
situações mais ou menos recentes como é o caso dos influenciadores
digitais. Ler mais