quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Dinheiro vivo é o único meio de pagamento sem custos

 


Denária Portugal realizou, na passada quinta-feira, a sua primeira Conferência Anual, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, onde, entre outros aspetos, foi destacado que o dinheiro vivo é o único meio de pagamento sem custos para os comerciantes e a importância de existir pelo menos um ATM em cada junta de freguesia.

Entre outros oradores, Vasco Mello, vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, apontou alguns dos principais problemas que os comerciantes enfrentam com o uso de outros métodos de pagamento que não o numerário: os cartões representam uma despesa para os comerciantes, através da TSC (Taxa Serviço Comerciante). Uma eventual eliminação do numerário deixaria os comerciantes sem alternativa sem custos em termos de meios de pagamentos. Vasco Mello afirmou, ainda, que o cashless estava já bastante avançado nos países nórdicos, mas tem vindo a experienciar agora um retrocesso, com os nórdicos a quererem a reintrodução da moeda física. Ler mais

Piers Corbyn paga em dinheiro em um Aldi sem dinheiro

 


Piers Corbyn pays with cash at a cashless Aldi. Ver mais

Plataforma (Associação) Denária

 

Lançamento da Plataforma (Associação) Denária, Defensora da manutenção do pagamento em numerário, em Lisboa, a 22 de Fevereiro em curso, que ocorreu em Lisboa aquando da sua presentação Denária Portugal?

 

Portugueses registaram mais de 47 mil queixas contra o setor público nos últimos cinco anos: saiba quais os organismos mais reclamados

 

Entre 2019 e 2024, os portugueses apresentaram quase 47 mil reclamações dirigidas aos serviços públicos e ao Governo, indica esta quinta-feira um relatório do ‘Portal da Queixa’.

Foi nos anos 2020 e 2023 que se registou o maior volume de queixas, a ultrapassar as 9 e 10 mil, respetivamente. No período analisado, o setor público recebeu uma média de 25 reclamações por dia. O Governo é a única categoria que regista um crescimento anual consecutivo das queixas.

Às portas das eleições legislativas e com o objetivo de avaliar a satisfação dos portugueses face à performance dos serviços prestados pelo Estado, o ‘Portal da Queixa’ analisou as reclamações dos consumidores dirigidas ao setor público em Portugal, entre 2019 e o início de 2024. Ler mais

Sete Unidades Locais de Saúde vão deixar de fazer cirurgias ao cancro da mama já a partir de abril

 

Cirurgias ao cancro da mama vão deixar de ser feitas em sete unidades locais de saúde (ULS) – algumas com mais de um hospital integrado – a partir de 1 de abril, indicou esta quinta-feira o jornal ‘Público’. “Deve restringir-se o tratamento cirúrgico do cancro da mama a instituições que realizem pelo menos cem cirurgias por ano e tenham pelo menos dois cirurgiões dedicados”, deliberou a Direção Executiva do SNS.

O objetivo, esclareceu o organismo liderado por Fernando Araújo, é garantir que estas intervenções passem a ser feitas num conjunto mais restrito de hospitais que tenham “um volume mínimo de atividade que confira experiência, qualidade e segurança às intervenções, de forma a trazer equidade às utentes nas várias regiões do país”. Ler mais

Comissão congratula-se com acordo político sobre o Regulamento Inteligência Artificial*

 


Comissão congratula-se com o acordo político alcançado entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre o Regulamento Inteligência Artificial, que havia proposto em abril de 2021.

A este respeito, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «A inteligência artificial já afeta as nossas vidas e estamos apenas no início. Utilizada de forma sensata e generalizada, a IA promete enormes benefícios para a nossa economia e a nossa sociedade. Acolho por isso com muito agrado o acordo político alcançado hoje pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho sobre o Regulamento Inteligência Artificial da UE, que constitui o primeiro quadro jurídico abrangente relativo à inteligência artificial em todo o mundo. Trata-se de um momento histórico. O Regulamento Inteligência Artificial transporta os valores europeus para uma nova era. Ao centrar a regulamentação nos riscos identificáveis, o acordo de hoje promoverá a inovação responsável na Europa. Ao garantir a segurança e os direitos fundamentais das pessoas e das empresas, apoiará o desenvolvimento, a implantação e a adoção de uma IA fiável na UE. O nosso Regulamento Inteligência Artificial contribuirá de forma considerável para o desenvolvimento de regras e princípios globais com vista a uma IA antropocêntrica.»  Ler mais

A UE aprova a primeira lei sobre inteligência artificial do mundo: o que significa?

 A Lei da Inteligência Artificial, conhecida como Lei da IA, foi apresentada pela primeira vez em Abril de 2021. Um dos aspectos mais controversos tem sido a utilização de sistemas de identificação biométrica, dadas as suas implicações para o controlo governamental e os direitos dos cidadãos.

O logótipo da OpenAI é apresentado num telemóvel sobre uma imagem gerada pela ferramenta Dall-E do ChatGPT, que cria imagens a partir de texto.  

A União Europeia assinala um marco histórico ao acordar o primeiro regulamento global sobre inteligência artificial (IA), um processo legislativo que ainda não está concluído mas que marca já um antes e um depois no tratamento desta tecnologia. Ler mais

Banco de Portugal gastou 1,5 milhões em carros de luxo no último ano e meio

  As compras de 31 veículos foram todas feitas por ajuste direto ou consulta prévia com as concessionárias. O Banco de Portugal assinou ai...