terça-feira, 21 de novembro de 2023

A Ejug realizou, nesta segunda-feira (20/11), palestra com o tema “Comércio eletrônico e proteção dos consumidores: regimes brasileiro e europeu”, com o professor Mário Ângelo Leitão Frota.

Outorga da Comenda de Mérito Académico ao Prof. Mário Frota pelo Director da Escola Judicial de Goiás, Des.  Jeronymo Pedro Villas Boas.

Ele é presidente (Emérito) da Associação Portuguesa de Direito e Consumo e um dos precursores do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, além de fundador e primeiro presidente da Associação Internacional de Direito e Consumo.

“Jamais teremos consumidores plenamente conscientes do seu próprio estatuto se eles não tiveram uma formação e educação permanentes, que comece nos primórdios, quando do contato com as primeiras letras do alfabeto”, ressaltou o professor português, ao abordar o comércio eletrônico e o regime europeu que o regulamenta.

“Não haverá consumidor ou estatuto que se enquadre, subjacentemente, se não houver educação, formação para a vida e informação permanentemente atualizada, que tenha como foco algo de eminentemente pedagógico”, reforçou o professor. 


A palestra do professor português foi aberta pelo desembargador Marcus da Costa Ferreira, coordenador do Grupo de Estudos Direito do Consumidor e e-commerce da Ejug. Na ocasião, o desembargador anunciou que a Ejug está elaborando o livro “Estudos em Homenagem ao professor Mário Frota — Direito do Consumidor Contemporâneo”. A previsão é que a coletânea seja lançada em 2024.


“É uma honra recebê-lo aqui, professor Mário Frota, na nossa Ejug. Isso traz para a Escola um valor muito grande por tudo o que o senhor significa para o Direito do Consumidor no planeta”, ressaltou também o desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, diretor da Ejug.

Mário Frota abre, em Anápolis, Estado de Goiás, as 34.ªs Jornadas Académicas de Direito

 Mário Frota e Marcus da Costa Ferreira foram os dois oradores convidados pela Reitoria da Universidade Evangélica de Goiás para as celebrações das Jornadas Académicas em curso.

Mário Frota falou do Comércio Electrónico B2C na Europa. E o Desembargador Marcus da Costa Ferreira, professor emérito da Unievangélica, das modalidades de comércio electrónico e das fraudes que ocorrem neste domínio, alertando para os cuidados de que se devem rodear os internautas consumidores.


 

RÁDIO VALOR LOCAL -21-11-2023

 


RÁDIO VALOR LOCAL

DIRE©TO AO CONSUMO

“Informar para Prevenir”

“Prevenir para não Remediar”

PROGRAMA

21 de Novembro de 2023

I

COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS
COMPLICAÇÕES ESTRAMBÓLICAS

RVL

No programa de hoje ocupar-nos-emos de importantes assuntos do sector das comunicações electrónicas.

Que é, como se sabe, o que maior número reclamações tem no cômputo das reclamações globais em Portugal.

Que balanço fazer do ano passado, que este, ao que parece, nem sequer tem ainda resultados divulgados do I semestre?

MF

Problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações em 2022

01.03.2023

Em 2022, os problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações e foram o único assunto a aumentar neste período, no qual as reclamações diminuíram globalmente. Ao todo foram recebidas 20 mil reclamações sobre estas dificuldades, cerca de 28% das reclamações sobre comunicações electrónicas.

As principais queixas registadas evidenciam situações de contratação de serviços pouco transparentes e práticas contratuais negativas, que são muitas vezes incentivadas pela possibilidade de fidelizar os consumidores.

Destaque para as queixas motivadas pela activação de serviços sem consentimento, que foi também o motivo de reclamação que mais aumentou contra a NOS e contra a MEO, e para as queixas relativas à impossibilidade de barrar a activação automática de pacotes de dados móveis, que foi o segundo motivo de reclamação que mais aumentou no período em análise no sector e contra a VODAFONE.

Em sentido inverso, assistiu-se a uma melhoria em matéria de demora no tratamento de reclamações, tendo sido o motivo que mais diminuiu em 2022 no sector das comunicações electrónicas.

Nas situações mais frequentes descritas nas reclamações sobre a contratação de serviços, ocorrendo sobretudo na celebração de contratos à distância, os reclamantes alegam: Ler mais

Rádio Valor Local – As comunicações eletrónicas

 


ESTA NO AR O PROGRAMA DIRETO AO CONSUMO COM O PROFESSOR MÁRIO FROTA.
 

O setor das comunicações eletrónicas é aquele que motivou o maior número de queixas no ano passado. Neste programa, o Professor Mário Frota, aborda esta temática e outras…


Direto ao Consumo - Rádio Valor Local a não perder...

 

 ESTA NO AR O PROGRAMA DIRETO AO CONSUMO COM O PROFESSOR MÁRIO FROTA. 

O setor das comunicações eletrónicas é aquele que motivou o maior número de queixas no ano passado. Neste programa, o Professor Mário Frota, aborda esta temática e outras…



Consumo de hidrogénio ficou perto de 100 milhões de toneladas em todo o mundo em 2022

 
A China e a Europa são as regiões onde se concentra a maioria das iniciativas de eletrólise, até 14 GW, noticiou a agência Efe. 

O consumo mundial de hidrogénio em 2022 foi de 95 milhões de toneladas, 3% a mais que no ano anterior, embora com pouco peso na sua variante de baixas emissões, que representou apenas 0,6% da procura total.

De acordo com um relatório elaborado pela Agência Internacional de Energia (AIE), mais de 40 países têm estratégias nacionais para o hidrogénio, principalmente para promover a descarbonização da economia, garantir o abastecimento de energia e encontrar novas aplicações industriais para utilizar este material. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 21-11-2023






 

O que é? Como se trata? 5 perguntas e respostas sobre a pneumonia por aspiração

  O termo “pneumonia por aspiração” ganhou destaque mediático e nas pesquisas online, quando, esta terça-feira, foi noticiado que o ator Â...