sexta-feira, 24 de março de 2023

Governo anuncia hoje novo “apoio direto” às famílias vulneráveis

 António Costa prometeu um novo "apoio direto" às famílias vulneráveis a ser anunciado esta sexta-feira, dia em que o INE confirma o valor do défice orçamental referente a 2022. 

O Governo deve apresentar um novo apoio às famílias, mas só para os agregados mais vulneráveis. Com o défice de 2022 a ficar abaixo do previsto pelo Executivo, António Costa tinha prometido anunciar esta sexta-feira medidas para fazer face ao contínuo aumento do custo de vida, numa altura em que os preços dos alimentos não param de subir.

O apoio poderá assumir a forma de um pagamento direto às famílias que preencham certos requisitos. Os detalhes das “novas medidas do Governo para mitigar o aumento do custo de vida” serão apresentados no ministério das Finanças, por três ministros – Mariana Vieira da Silva, Fernando Medina e Ana Mendes Godinho. No debate de política geral desta quarta-feira, o primeiro-ministro referiu um “apoio direto às famílias mais carenciadas” como uma das várias frentes de ataque ao problema da inflação em Portugal, ao mesmo tempo que as instituições europeias apelam ao fim das medidas de apoio mais abrangentes. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 24-3-2023





 

Qué pueden hacer los consumidores frente a la obsolescencia programada

 La obsolescencia programada es una práctica de algunas empresas a la que se enfrentan personas consumidoras en todo el mundo, sobre todo en lo relativo a productos de fabricación tecnológica. Le contamos cómo podemos defendernos de esta situación.

La obsolescencia programada es la programación del fin de la vida útil de un producto, de tal forma que, después de un periodo de tiempo calculado por el fabricante, éste se vuelva obsoleto. Esta circunstancia obliga al consumidor a adquirir un producto de nueva fabricación, ya que la reparación de los productos afectados por estas prácticas resulta, como norma general, muchísimo más costosa que la adquisición de uno nuevo.

 La limitación de la vida útil de las bombillas, de las baterías de material electrónico o de los cartuchos de impresoras supusieron el origen de estas prácticas, que se han extendido a todo tipo de productos tecnológicos y electrodomésticos. Ler mais

Reduflação: é só um mero "palavrão" ou algo que fede a fraude, a "especulação"?


 

Facebook é condenado a indenizar 8 milhões de brasileiros por dados vazados

 


A Justiça do Maranhão condenou hoje o Facebook a pagar uma indenização de R$ 500 a cada um dos 8 milhões de usuários no Brasil que tiveram seus dados vazados há pelo menos dois anos. 

O que aconteceu? Em 2021, o Facebook afirmou que dados de 533 milhões de usuários de 106 países, sendo 8 milhões de usuários brasileiros, foram retirados do site À época, os dados dos brasileiros afetados chegaram a ser colocados a venda por um hacker por até R$ 1.720... Ler mais

A Justiça do Maranhão condenou hoje o Facebook a pagar uma indenização de R$ 500 a cada um dos 8 milhões de usuários no Brasil que tiveram seus dados vazados há pelo menos dois anos.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/03/23/facebook-e-condenado-a-indenizar-8-milhoes-de-brasileiros-por-dados-vazados.htm?cmpid=copiaecola
A Justiça do Maranhão condenou hoje o Facebook a pagar uma indenização de R$ 500 a cada um dos 8 milhões de usuários no Brasil que tiveram seus dados vazados há pelo menos dois anos. O que aconteceu? Em 2021, o Facebook afirmou que dados de 533 milhões de usuários de 106 países, sendo 8 milhões de usuários brasileiros, foram retirados do site À época, os dados dos brasileiros afetados chegaram a ser colocados a venda por um hacker por até R$ 1.720. Somando os valores, o Facebook poderá pagar R$ 4 bilhões. A rede social ainda terá de pagar R$ 72 milhões por danos morais coletivos, que irá para o o Fundo de Direitos Difusos do Maranhão.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/03/23/facebook-e-condenado-a-indenizar-8-milhoes-de-brasileiros-por-dados-vazados.htm?cmpid=copiaecola
A Justiça do Maranhão condenou hoje o Facebook a pagar uma indenização de R$ 500 a cada um dos 8 milhões de usuários no Brasil que tiveram seus dados vazados há pelo menos dois anos. O que aconteceu? Em 2021, o Facebook afirmou que dados de 533 milhões de usuários de 106 países, sendo 8 milhões de usuários brasileiros, foram retirados do site À época, os dados dos brasileiros afetados chegaram a ser colocados a venda por um hacker por até R$ 1.720. Somando os valores, o Facebook poderá pagar R$ 4 bilhões. A rede social ainda terá de pagar R$ 72 milhões por danos morais coletivos, que irá para o o Fundo de Direitos Difusos do Maranhão.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/03/23/facebook-e-condenado-a-indenizar-8-milhoes-de-brasileiros-por-dados-vazados.htm?cmpid=copiaecola

ei das Garantias, cada cabeça a sua sentença

 Realizou -se na passada semana a 4ª Convenção da APDCA, Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, evento em que entre muitas outras coisas se discutiu a polémica em torno da lei das garantias.
Como se sabe, há já algum tempo que os consumidores, em geral, têm mais tempo para reclamar da compra de um artigo defeituoso. Entre eles está, logicamente, também o automóvel…
Qualquer compra efetuada em Portugal está protegida pela Lei das Garantias que, desde 1 de janeiro de 2022, viu o seu prazo alargado – em produtos novos, usados e recondicionados. Reparação, troca, redução do preço ou reembolso são algumas das soluções que a Lei prevê, mas existem exceções.
Genericamente a Lei das Garantias foi criada a partir de diretrizes europeias e protege o consumidor quando tem o azar de comprar um produto com defeito.
Prevê os prazos em que o consumidor pode reclamar, bem como as formas de o fazer, definindo ainda as soluções que as empresas devem disponibilizar. Ler mais

Muito, pouco ou nada? Há cada vez mais restaurantes a pedir gorjeta na entrega da conta

 

Há gorjeta ou nem por isso? O pagamento de gratificações não é uma prática recente e continua a não ser obrigatório em Portugal. Mas há cada vez mais restaurantes a pedirem-no indiscretamente aos clientes. É culpa da inflação, ou serve de muleta para baixos salários?

Bebe-se a última gota de um café, habitualmente queimado, servido numa chávena escaldada depois da também última garfada na sobremesa de companhia doce. Está consumado o final da refeição. O que se segue é um movimento aéreo transversal em várias latitudes do globo. Nos filmes, não precisa de legenda. Na vida real, não precisa de idioma. É a linguagem gestual que todos sabem ler. Trancada a troca de olhares com o funcionário responsável pelo atendimento, cola-se o indicador ao polegar e ergue-se o braço, por norma o direito — mas é provável os canhotos discordarem —, e gesticula-se uma tentativa de escrita no ar sem caneta. Está na hora da conta — ou “continha”. O diminutivo serve-se bem no bom português, que nele procura abater nos números digitados antes do sinal de euro (€), sobretudo numa altura em que a inflação pesa sobre os alimentos. Ler mais

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...