quinta-feira, 7 de abril de 2022

L’Allemagne retarde la transposition des règles européennes sur la protection des données

 
Dans un rapport présenté au Bundestag mardi (5 avril), le commissaire allemand à la Protection des données a critiqué le pays pour avoir retardé sa mise en application de la directive européenne sur la protection des données, notamment dans le domaine de la Justice et des Affaires intérieures.

La pandémie, qui a affecté la protection des données et la liberté d’information dans de nombreux domaines, figurait en bonne place dans le rapport annuel que le commissaire à la Protection des données, Ulrich Kelber, a présenté mardi (5 avril) au président du Bundestag, Bärbel Bas.

« Mais cela ne signifie pas que le reste du monde n’a pas évolué. Au contraire : l’ancien gouvernement fédéral a présenté toute une série de lois globales en fin de législature, par exemple la loi sur la sécurité informatique ou les nouvelles lois sur les télécommunications, la TKG et la TTDSG », a déclaré M. Kelber lors d’une conférence de presse du gouvernement fédéral à Berlin. (...)

AccueilActualitésÉconomieNumériqueDSA : les mesures sur les publicités ciblées renforcées dans une nouvelle proposition de compromis DSA : les mesures sur les publicités ciblées renforcées dans une nouvelle proposition de compromis

 


Les législateurs du Parlement européen ont travaillé sur une nouvelle proposition d’interdiction du ciblage des mineurs et du traitement des données sensibles, consultée par EURACTIV.

Le rapporteur du Parlement, l’eurodéputée sociale-démocrate Christel Schaldemose, s’est engagée à développer un nouveau texte de compromis sur les restrictions de la publicité ciblée lors de la dernière réunion de haut niveau avec le gouvernement français, qui préside actuellement le Conseil de l’UE représentant les États membres, et la Commission européenne le 31 mars.

La présidence française du Conseil de l’UE a accepté la demande du Parlement d’interdire la publicité ciblant les mineurs et utilisant des données sensibles dans le cadre d’un accord plus large sur la loi sur les marchés numériques (DMA), la proposition sœur du DSA (Digital Services Act).

Lors des dernières négociations tripartites, les colégislateurs ont trouvé un accord « de principe », mais les députés ont pris l’initiative de rédiger une nouvelle proposition car ils n’étaient pas satisfaits des précédents compromis de la présidence française et de la Commission. La nouvelle proposition doit encore faire l’objet de discussions entre les différents groupes politiques. Ler mais

Produtos Kinder retirados do mercado português

O fabricante de chocolates Ferrero anunciou hoje que vai retirar temporariamente do mercado português, “como medida de precaução”, alguns produtos Kinder fabricados na Bélgica, após terem sido detetados no norte da Europa alguns casos de salmonela.

Numa nota enviada hoje à agência Lusa, a Ferrero Ibérica refere que, “de forma voluntária e como medida de precaução, deu ordem de retirar do mercado português alguns lotes dos produtos fabricados na Bélgica, depois de terem sido registados no norte da Europa alguns casos de salmonela”, estando em questão os “Kinder Schokobons (todos os formatos), Kinder Supresa Maxi T100grs e os Kinder Happy Moments”.

O fabricante alerta que serão retirados apenas os referidos produtos com data e validade entre 26 de maio de 2022 e 21 de agosto de 2022, mantendo-se “à venda no mercado os restantes ovos Kinder Surpresa de qualquer formato, o ovo de Páscoa Kinder Gran Surpresa e os restantes produtos Kinder”. Ler mais

O PERFIL DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DIGITAL

 


SOCIEDADE DIGITAL

Prenhe de “bué” de artifícios

Obriga a uma racional

Habilitação p’rós ‘ofícios’…

 

 

 

O PERFIL DO CONSUMIDOR 

NA SOCIEDADE DIGITAL

Mário Frota

Presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO – Portugal

 

1.     PANO DE FUNDO: CENÁRIOS

  1.  A RECONFIGURAÇÃO DOS MERCADOS
  2.  NOVA FISIONOMIA, PERFIL DISTINTO
  3.  DIFERENTES MEIOS DE TUTELA
  4.  CARTA DE NOVOS DIREITOS (?) (vinho novo em odres velhos?)

 

I

NOVOS CENÁRIOS, REFORMATAÇÃO DOS MERCADOS,

UMA NOVA ‘PERSONALIDADE’ PARA OS CONSUMIDORES

1.    O Pano de Fundo: a transmutação do cenário por mor da pandemia

Em 2020 ter-se-á operado, mercê das circunstâncias, significativa viragem nos quadros dos mercados tradicionais.

E os dados oferecidos inculcam-no.

A pandemia é responsável por uma radical alteração de comportamentos ante o B2C:  cerca de 60% dos compradores online asseveram haver incrementado as compras via internet.

A frequência e intensidade de compras por esse modo disparou com 73% dos consumidores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras / mês.

Recorre-se agora mais estabelecimentos virtuais portugueses e menos a congéneres estrangeiros.

1.1.           Do consumidor “analógico” ao consumidor “digital”

Do mercado de proximidade, presencial… ao mercado à distância (de um dedo…) ou digital

A emergência de uma sociedade de clausura com o seu peculiar modus operandi , quiçá, modus vivendi, assenta num amplo conjunto de ferramentas que o isolamento em si mesmo prefigurou em ordem a que a vida continuasse, conquanto em distintos moldes.

O recurso alternativo e em espiral a veículos virtuais foi determinante. Ei-los: Ler mais

Jornal O Destak


 

Jornal Expesso


 

Jornal JN


 

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...