quinta-feira, 18 de março de 2021

Atestados médicos que expirem este ano estão entre os documentos que podem ser entregues até 31 de dezembro

 O Governo estendeu até 31 de dezembro a admissibilidade de documentos como atestados médicos de avaliação de incapacidade que expirem este ano e a cartões de cidadão, certidões, licenças e autorizações cuja validade tenha terminado há 15 dias.

“Cartão de cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações, cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto -lei [hoje] ou nos 15 dias imediatamente anteriores, são aceites, nos mesmos termos, até 31 de dezembro de 2021”.

O decreto-lei publicado na quarta-feira em Diário da República e que entra hoje em vigor adota uma série de medidas em matéria de combate à pandemia de covid-19 numa perspetiva epidemiológica e de apoio social e económico às famílias e empresas. Ler mais

O dia-a-dia do consumidor repercutido no Dia Mundial


António da Costa Neves Ribeiro, que fora, a um tempo, vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e presidente do Conselho Geral da apDC, sociedade científica de intervenção, registara, há um ror de anos, em artigo, sob o título:

POVO QUE LAVAS NO RIO

“1. O consumidor acabará sempre por pagar a factura!

Se não paga, então, mais tarde ou mais cedo, cortam-lhe a água, a luz, o gás ou o telefone.

Poupa na água, não se aquece. E tem o telefone só para receber chamadas da filha que vive em Lisboa.

Não telefona para ninguém!

Um dia, chega-lhe a factura da luz.

2. Ora, andou a mulher a poupar no gasto, deitou-se mais cedo, não acendeu a televisão, rapou frio de rachar para evitar ligar o “radiador”, e pagou três vezes mais do que gastou.
São gastos essenciais à vida. Não se pode ir para a cama com as galinhas, nem apanhar por sacrifício, frio de rachar, ou estar sempre a apagar a luz. E por aí fora…!

Por isso, a mulher reclamou uma vez… duas vezes, e sempre a mesma resposta de quem “fala, fala e não faz nada”!
A mulher releu a factura da luz… do telefone. Queixou-se à filha que vive em Lisboa.

E esta reportou-lhe as somas líquidas dos lucros da EDP, da PT e de outros fornecedores de bens de consumo essenciais.

E então, quem dá voz à minha razão, perguntou a mãe irritada, como se a filha, silenciosa, tivesse culpa de tudo?

“Não sei – respondeu a voz de Lisboa! O melhor é voltar a reclamar…”

3. Cumprimento, pois, a apDC – Associação Portuguesa Direito do Consumo, e particularmente o seu presidente, e tiro-lhe o meu chapéu por, ao longo de vários anos (pelo menos, desde 1988), ter sido a voz dos que, cheios de razão moral, não têm voz para se queixar, porque não se aquecem, porque não telefonam, porque são enganados no quotidiano das suas vidas, sem nenhuma hipótese efectiva de defesa dos seus direitos.

A sua voz tem sido a voz dos desvalidos da fortuna; a sua defesa tem sido a palavra da Associação (apDC) a que dá corpo e alma.”

Como dissemos algures:

Neves Ribeiro jamais se dissociou dos reais problemas do País real, do País profundo, e da sorte de quantos são, na realidade, economicamente débeis, vulneráveis, hipovulneráveis, hipossuficientes! Jamais se deixou encarcerar nas Torres de Marfim para que determinados lugares persistentemente convidam.

Neves Ribeiro era Homem de uma rara percepção dos problemas correntes com que se confrontavam os consumidores. E da Carta de Direitos que constituía como que uma sua Carta de Alforria, em que se resgata a própria Cidadania que não pode de nenhum modo “andar a ferros”…

Neves Ribeiro deu um excelso testemunho de vida ao alinhar por quantos não se aquecem nos rigores do inverno, não fruem dos fulgores civilizacionais das energias de ponta, não se comunicam porque já ninguém o faz por sinais de fumo ou pelo som do tantã de que os primitivos se socorriam, não desfrutam dos benefícios que as tecnologias “impuseram” à vida dos mais afortunados, mergulhados num pântano de exclusões que os poderes das majestáticas e das cosmo-empresas vão alimentando impiedosamente…

E fazia-o com uma rara distinção, em gestos de tocante solidariedade, discreta mas empenhadamente, sem alardes, que os que consigo privavam captavam cirurgicamente.

Na simplicidade de que se ornava e que era autêntica porque nela fundava toda a sua personalidade!

A Casa que ajudou a erguer – a apDC / Coimbra / Portugal – e que se sustém pelo acrisolado amor dos que persistem em não deslustrar o Ideal de Cidadania, que nela se imbrica e que era o seu, rende-se ao seu Exemplo de Homem, de Magistrado, de Cidadão.

A insaciável sede de justiça que o dominava é também funda obsessão nossa!

Que lá do “assento etéreo onde subiu” vele por que nos não desviemos do são propósito de servir a CIDADANIA e energias suplementares se nos afectem para não deixar morrer a OBRA em que tão ciosamente se empenhou. Contra ventos e marés e com a sua magistratura de influência que derrubava muros e evitava alçapões!

Falece-nos tal postura, mas enfrentaremos borrascas e tormentas para, a todo o transe, “levar a Carta a Garcia”!

Porque esmagados entre os limiares da miséria e da pobreza contamos, neste jardim de lágrimas povoado, mais de um quarto de uma população sofrida… num País que entorpece ao som do “fado dos milhões”!

apDC – DIREITO DO CONSUMO – Coimbra

 


Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

quarta-feira, 17 de março de 2021

XXIII Encontro Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (Brasil)

 


Ao Prof. Mário Frota foi formulado convite pelo
Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor para participar no

  XXIII Encontro Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (Brasil)

 (30 e 31 de Março de 2021)

 O orador versará o tema

 "A experiência da defesa do consumidor em Portugal em tempos de pandemia

 


 
Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR em ANGOLA 15 de Março de 2021

 CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

em

ANGOLA

15 de Março de 2021

 



Diário de 17-3-2021

        


  Diário da República n.º 53/2021, Série I de 2021-03-17

  • Portaria n.º 61/2021159614838

    Presidência do Conselho de Ministros e Finanças

    Procede à quarta alteração às taxas a cobrar pelos serviços prestados pelo Gabinete Nacional de Segurança

  • Portaria n.º 62/2021159614839

    Presidência do Conselho de Ministros e Finanças

    Estabelece os requisitos do contrato de seguro de responsabilidade civil emergente da atividade de prestação de serviços de confiança

  • Portaria n.º 63/2021159614840

    Finanças, Modernização do Estado e da Administração Pública e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Regula o disposto nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 3.º e do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, nomeadamente os termos de operacionalização da transferência de competências, em matéria de serviço de atendimento e de acompanhamento social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, para as câmaras municipais

  • Portaria n.º 64/2021159614841

    Finanças, Modernização do Estado e da Administração Pública e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Define, nos termos da alínea h) do n.º 1 do artigo 3.º e do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, o exercício de competências de coordenação administrativa e financeira do programa de contratos locais de desenvolvimento social pelas autarquias locais

  • Portaria n.º 65/2021159614842

    Finanças, Modernização do Estado e da Administração Pública e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Estabelece os termos de operacionalização da transição de competências em matéria de celebração e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários do RSI para as câmaras municipais, tendo em consideração o disposto na alínea f) do n.º 1 do artigo 3.º e no artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto

  • Portaria n.º 66/2021159614843

    Modernização do Estado e da Administração Pública e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Regula o disposto nas alíneas b), c) e i) do n.º 1 e da alínea b) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, e o disposto na secção II do capítulo II do referido decreto-lei, designadamente a criação das cartas sociais municipais e supramunicipais e fixa os respetivos conteúdos, regras de atualização e de divulgação, bem como os procedimentos de revisão

  • Portaria n.º 67/2021159614844

    Modernização do Estado e da Administração Pública e Ambiente e Ação Climática

    Aprova o conjunto mínimo obrigatório de indicadores de realização a integrar nos planos de cogestão das áreas protegidas

CTT exigem compensação ao Estado pelos “impactos da pandemia”

 


Os CTT pediram uma compensação ao Estado pelos "impactos da pandemia", totalmente em dinheiro ou parte dela por via de um aumento dos preços do correio. E não é a única exigência da empresa. 

 Os CTT CTT 1,71% iniciaram “procedimentos formais” para pedirem uma compensação ao Estado pelos “impactos da pandemia” no negócio do correio. A compensação poderá passar por um pagamento total em dinheiro, ou parte dela por um aumento dos preços do correio.

Não é a única exigência da empresa. O grupo postal também defende uma revisão das “condições financeiras” do atual contrato de concessão do serviço postal universal, que foi prorrogado “unilateralmente” pelo Governo até ao fim do ano. Ler mais

Guia IRS: Tudo o que precisa saber para entregar a declaração sem erros

 A época de maior dor de cabeça para as famílias portuguesas vai começar já no próximo mês. Estamos obviamente a falar da entrega da declaração anual de IRS que vai ser realizada entre dia 1 de abril e 31 de maio.

Com o objetivo de tornar mais cómodo e rápido o processo de entrega da declaração anual de rendimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem vindo a introduzir, ano após ano, novos procedimentos e funcionalidades que prometem diminuir (ainda mais) o esforço e tempo despendido com a entrega do IRS.

Este ano não é excepção e a AT já disponibilizou um guia que o vai ajudar passo a passo a preencher sem erros a sua declaração anual. Consulte AQUI as dicas do Fisco.

Supermercados entram na venda de testes rápidos à covid-19

Portaria do Ministério da Saúde abriu porta à venda de auto-testes em locais autorizados de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Grandes superfícies com áreas de saúde estão a preparar-se para vender testes. Jerónimo Martins confirma ao i que testes serão vendidos nos espaços Bem-Estar das lojas Pingo Doce “brevemente”. Empresas aguardam regulamentação. Diretor da Biojam defende necessidade de sensibilizar população.

Comprar um teste rápido à covid-19 num supermercado deverá em breve tornar-se realidade também nos hipermercados e supermercados portugueses, embora restrito às áreas de saúde que existem em alguma superfícies e não de forma generalizada como avançou por exemplo a Alemanha. A portaria publicada na sexta-feira em Diário da República pelo Ministério da Saúde, que criou um regime excecional para a realização em auto-teste de testes rápidos de antigénio à covid-19, e que deverá ficar regulamentada até ao final da semana, abriu porta à venda de testes rápidos para serem feitos sem supervisão de profissionais de saúde nas farmácias mas também em locais autorizados de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Ler mais

Novo paradigma do direto à reparação

Professor Mario Frota 

Moderador: Des Joatan de Carvalho 

Coordenação: Des Clayton Maranhão

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


 

CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR


A apDC, pela sua Delegação de Leiria e em cooperação com o Politécnico de Leiria, leva a cabo a

 I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 

sob o lema do 

CONSUMO SUSTENTÁVEL”.

 Para além dos Profs. Mário Frota, Susana Almeida e Fernando Silva, intervêm como oradores os Profs. Guillermo Orozco Prado (Universidade de Granada, Espanha) e Bruno Miragem (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil).

 Os temas versados são de uma importância ímpar para o presente e futuro da sociedade: da “Economia Circular” ao combate à “Obsolescência Programada” com realce para a “Transição Ecológica das Políticas de Consumidores”, no quadro da Nova Agenda Europeia do Consumidor (2021/2025).

 O evento realizar-se-á através de plataforma digital e principiará às 14.30 de 19 de Março do ano em curso.

 A participação é gratuita.

 


 

terça-feira, 16 de março de 2021

Direito do consumidor tem vindo a ser cada vez mais aplicado em Portugal


 

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


 

AMAL cria sistema de compras públicas de bens alimentares


O projeto «Sistemas Alimentares Sustentáveis», criado pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, visa implementar um sistema de compras públicas agregadas da produção local para abastecimento a escolas e IPSS, entre outras instituições.

“Baseia-se em circuitos curtos de comercialização, assentes em modos de produção e consumo ambientalmente sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais e as dietas saudáveis, com grande foco na dieta mediterrânica”, informou a AMAL, em comunicado.

A organização de cadeias curtas de comercialização, a estruturação do mercado institucional do alimento ao nível dos municípios e a implementação de duas ações-piloto em escolas estão entre as iniciativas projetadas. Ler mais (...)

EESC opinion "Annual Sustainable Growth Strategy 2021"| Avis du CESE "Stratégie annuelle 2021 pour une croissance durable"

 


 


Dear Ms/Mr FROTA,

At its 558th plenary session, held on 24 and 25 February 2021, the European Economic and Social Committee (EESC) adopted an opinion on the Annual Sustainable Growth Strategy 2021.

The EESC welcomes the appropriate steps taken in the strategy to address the challenges of the COVID-19 pandemic in the context of the European Green Deal but is disappointed that the strategy proposed devotes too little attention to social issues. Moreover, the EESC warns against phasing out support measures, such as the escape clause, too early and advocates the establishment of new fiscal rules that reflect social and economic realities after the pandemic. New instruments to combat tax evasion, undeclared work and the shadow economy are also called for. The EESC welcomes the fact that the Recovery and Resilience Facility regulation confirms the importance of genuine civil society involvement in the development of national recovery and resilience plans. The CESE advocates the establishment of a binding conditionality principle requiring governments to involve social partners and other civil society organisations in planning and implementing national plans.

The EESC opinion available in all official EU languages, its key points and other related documents can be consulted via this link:

Annual Sustainable Growth Strategy 2021;
Stratégie annuelle 2021 pour une croissance durable

 

 

 

 

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


Foi a proposta da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15/03/21, realizado pelas 16h, no zoom.

Eis o registo na íntegra (ver)


Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

CICLO DE PALESTRAS – AO-VIVO/GRAVAÇÕES DAS LIVES


 PRÓXIMAS PALESTRAS:

16/3, 16h (Brasil), 19hs (Lisboa) – Tema: “Novo paradigma do direto à reparação”.
Professor Mario Frota
Moderador: Des Joatan de Carvalho
Coordenação: Des Clayton Maranhão

18/03, 18h – Tema: “O Impacto das Fake News no Processo Eleitoral Brasileiro.”
Professor Juiz Siderlei Ostrufka Cordeiro
Coordenação Juiz Eduardo Novacki (...)

Mário Frota na RUC - Rádio Universidade de Coimbra

segunda-feira, 15 de março de 2021

MPPR atua na defesa dos direitos do consumidor em todo o estado


Cobranças indevidas, publicidade enganosa e aumento abusivo de preços são alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas em suas relações de consumo. Não por acaso, esses também são os temas mais frequentes entre os 755 procedimentos administrativos atualmente em trâmite nas Promotorias de Justiça que atuam na área da defesa do consumidor. O dado é um dos disponíveis em plataforma lançada pelo Ministério Público do Paraná nesta segunda-feira, 15 de março, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor.

Além dos assuntos tratados em matéria de relações de consumo, a ferramenta também permite a consulta acerca das principais entidades investigadas. “Antes de o cidadão contratar o serviço de alguma empresa ou adquirir determinado bem de um estabelecimento comercial, é possível ele verificar se há algum procedimento relacionado àquela organização em trâmite no Ministério Público”, explica o promotor de Justiça Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, unidade do MPPR. “O propósito é garantir cada vez mais transparência à atuação da instituição, permitindo que a sociedade acompanhe o trabalho do Ministério Público nas mais diversas áreas. Nesse caso, na área do consumidor, que afeta praticamente todos os cidadãos em algum momento de suas vidas”, pontua.

Publicado em… Ministério Público do Paraná- Curitiba Ler mais

 

Isto é o Povo a Falar

  Mário Frota - Consumo e Consumidores temática curricular. Ouvir