quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Venda de smartphones deve vir com alertas sobre impacto na saúde pública, diz relatório do Governo espanhol

 

Um relatório elaborado por 50 especialistas pediu ao Governo espanhol para que a venda de smartphones em Espanha venha acompanhada de "rótulos" de advertência que alertem os utilizadores sobre os riscos para a saúde, especialmente dos menores de idade. O mesmo documento pede ainda que os médicos questionem os utentes sobre o tempo que passam em frente a dispositivos eletrónicos.

Um grupo de 50 especialistas pediu ao Governo de Espanha para que os smartphones vendidos no país venham acompanhados de alertas para os riscos para a saúde dos utilizadores. É também pedido que os médicos passem a perguntar aos seus utentes o tempo médio que costumam passar em frente do dispositivo.

Este grupo de especialistas tinha sido nomeado, no início deste ano, pelo Ministério da Juventude e da Criança com o objetivo de analisar o impacto das novas tecnologias em menores de idade e, dessa forma, delinear um plano para os proteger dos riscos associados à Internet. Ler mais

 

Especialistas sugerem 54 medidas para melhorar cuidados na insuficiência cardíaca

 
Um conjunto de especialistas apresenta hoje recomendações para melhorar a gestão e os cuidados prestados aos doentes com insuficiência cardíaca, que se estima atingir cerca de 700 mil portugueses e que é a principal causa dos internamentos hospitalares.

Num documento que agrega 54 recomendações, especialistas em Cardiologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar sugerem diversas medidas para melhorar o diagnóstico da insuficiência cardíaca, com mais acesso tanto a análises específicas como às novas técnicas de ecocardiografia.

Um ano depois do estudo Porthos, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e que concluiu que um em cada seis portugueses com mais de 50 anos tem insuficiência cardíaca e cerca de 90% nem sequer sabe, os especialistas unem-se agora para sugerir mais comunicação entre cuidados primários e hospitalares, um processo único eletrónico integrado e partilhado entre os diversos níveis de cuidados, equidade no acesso aos meios de diagnóstico mais eficazes e melhor acompanhamento do doente após alta hospitalar. Ler mais

 

Infarmed disponibiliza novo sensor de glicémia devido a constrangimentos no abastecimento

 O novo dispositivo será em tudo idêntico ao anterior, dispondo do mesmo preço e comparticipação.

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) divulgou na terça-feira que será disponibilizado um novo dispositivo sensor de glicémia depois de constrangimentos reportados por farmácias e doentes no abastecimento de sensores Freestyle Libre 2.

Em comunicado, o Infarmed explicou que "o abastecimento de sensores Freestyle Libre 2 tem conhecido nos últimos dias, constrangimentos reportados por algumas farmácias e doentes".

E acrescentou que tem vindo "a monitorizar o abastecimento destes sensores junto das farmácias, o que tem contribuído para a mitigação de situações pontuais de escassez".

"Tendo em conta a existência daquelas dificuldades e o consequente atraso na disponibilização do referido dispositivo, o INFARMED, I.P. informa que será disponibilizado a partir da corrente semana um novo dispositivo designado Freestyle Libre 2 Plus", pode ler-se no comunicado.

"Este novo dispositivo em tudo é idêntico ao anterior, dispondo do mesmo preço e comparticipação", acrescentou.

 

Crise no SNS: No Hospital de Viana de Castelo a urgência pediátrica passa a funcionar num contentor a partir de hoje

 

O serviço de urgência pediátrica do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, passa a funcionar em contentores a partir da quarta-feira, para assegurar “níveis de conforto que já não eram possíveis nas instalações atuais”, foi divulgado na semana passada.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) explicou que aquele serviço, atualmente localizado no edifício principal do hospital junto à urgência de adultos, vai mudar-se para estruturas instaladas no perímetro exterior do hospital.

Fonte hospitalar revelou tratar-se de uma solução temporária, mas ainda não há previsão para a realização de requalificação da atual urgência pediátrica. Ler mais

Crean un ChatGPT capaz de responder a cualquier duda sobre temas legales: es gratis y funciona las 24 horas

 

Desde siempre nos han dicho que es importante y bastante útil tener un amigo, familiar o conocido que sea abogado, ya que durante nuestras vidas nos enfrentamos a todo tipo de dilemas, problemas o situaciones en las que un experto legal no puede ayudar con sus conocimientos, pero por desgracia para muchos hay ocasiones en las que no tenemos a esa persona.

Por ello, en un mundo donde la tecnología avanza a pasos agigantados, y se usa para facilitarnos la vida, la plataforma de legaltech Little John que ofrece servicios jurídicos usando la tecnología, han creado una especie de ChatGPT que actúa como un experto legal que te puede dar respuesta a cualquier duda que tengas al respecto ya sea a nivel autonómico, nacional o incluso internacional.

La clave de esta idea es que esta IA llamada Justicio, ha sido entrenada en base a un completo archivo propio que recoge la normativa estatal, autonómica, local y comunitaria, jurisprudencia y doctrina española y europea, con el objetivo de ser capaz de ofrecer gratuitamente respuestas legales fundamentadas. Ler mais

Imprensa Escrita - 4-12-2024





 

GRAVES OMISSÕES, CRIMES DE LESA-CIDADANIA


A Lei-Quadro de Defesa do Consumidor (que em 1996 sucedeu à que promulgada fora em 1981) estatuiu no seu artigo 7.º um “direito à informação em geral” e a previsão da criação de:

§  Serviços municipais de informação ao consumidor;

 §  Conselhos municipais de consumo

 §  Bases de dados acessíveis, de âmbito nacional, com informação geral e específica destinada ao “Sistema de Defesa do Consumidor”;

 §  Bases de dados descodificadas de acesso incondicionado e disponíveis aos consumidores;

 §  Espaços de informação ao consumidor no Serviço Público de Rádio e de Televisão.

A criação dos serviços municipais do consumidor, no seio dos autarquias, foi algo que não passou do papel.

Nos 308 municípios haverá, se tanto, 25% a funcionar como “centros de informação” com base em protocolos com a administração central: algo de esbatido, como uma excrescência dos municípios,  destituídos de quadros suficientes e de instalações condignas, sem que se houvessem constituído veros e próprios Serviços Municipais do Consumidor.

E este fenómeno é responsável pela deficiente cobertura do território em matéria de informação ao consumidor. E pelo panorama desolador que se nos oferece a tal propósito.

Conselhos Municipais de Consumidores é algo que existe em 2 municípios, nem se sabe se a funcionar neste momento.

Bases de Dados, tal como a lei as delineia e recorta, de todo inexistentes.

E curial seria que as houvesse quer para consulta dedicada dos próprios consumidores quer para adequado suporte dos serviços do pretenso sistema nacional de Defesa do Consumidor, algo só com existência real para quem não faz ideia nenhuma do que tal possa constituir!

E “informação do consumidor”, no Serviço Público de Rádio e Televisão, algo por concretizar, de modo institucional, desde 1981, mas com maior precisão desde 1996.

Cerca de uma trintena de anos se escoou e os diferentes canais do denominado “serviço público” não contemplam a informação do consumidor como algo de fundamental para uma cidadania esclarecida.

Os esforços do então secretário-geral da ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Eng.º Artur Homem da Trindade, que chegou a apresentar um projecto de diploma legal para a criação de Serviços Municipais do Consumidor foram de todo estranhamente  fadados ao insucesso.

Nunca mais se soube se estrategicamente a ANMP teria em agenda um tal propósito.

O facto é que foi tudo mandado às malvas, como sói dizer-se.

E pelo crime de lesa-cidadania que vem sendo de modo continuado perpetrado ainda ninguém foi nem acusado e menos ainda pronunciado…

Por iniciativa de um homem com rara sensibilidade para a justiça, o presidente do Conselho de Administração da RTP, o saudoso Dr. Coelho Ribeiro, houve nos programas da manhã da televisão pública emitidos do Monte da Virgem  um espaço dilatado que levava informação, ainda que a horas menos próprias, ao grande público. Nos anos 90, depois da constituição da apDC – Direito do Consumo, sediada em Coimbra, por proposta nossa que fora bem acolhida. E com notória repercussão os programas que diariamente se levavam aos telespectadores.

E os sinais da informação carreada eram patentes no dia-a-dia.

Houve mais tarde um episódico esboço com a chancela do Instituto do Consumidor, com segregação absoluta da apDC, quando havíamos sido nós os fautores da ideia e do projecto.  Cedo feneceu a mal lograda tentativa.

Não mais houve um só arremedo de programa. E a RTP tem 6 canais, no ar… Sensibilidade nenhuma, porém, para um serviço público estruturado e substancial e como universo-alvo os dos interesses dos cidadãos.

Concursos de “carregar pela boca”, programas menos conseguidos a roçar a mediocridade, mas serviço público é algo que lhe escapa, apesar das afirmações de princípio.

Nem sequer isso passa pela cabeça dos membros do denominado Conselho de Opinião…

E quem paga a “charada” são os consumidores e os contribuintes. Os consumidores com a contribuição do audiovisual na factura da energia. Os contribuintes com os impostos que custeiam as indemnizações compensatórias pelo “serviço público” que tarda, afinal, a vir à tona.

Até quando?

 

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO - Portugal

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